fbpx
Pular para o conteúdo

Bento Menni comemora 40 anos

Image

Centro Integral de Saúde e Congregação das Irmãs Hospitaleiras celebram o quadragésimo aniversário na cidade com celebração eucarística. Em comemoração à data, uma celebração eucarística será realizada no domingo,25, na sede do São Bento Menni, com a presença de pacientes, colaboradores e das religiosas Maria Zilda Pereira, Maria Eulália Mireski, Luzia Guadalupe da Silva e Judith Salazar, que coordenam o espaço. 

Referência em saúde mental na região Centro Oeste, o Centro Integral de Saúde São Bento Menni celebra neste final de semana, o quadragésimo aniversário de instalação da instituição em Divinópolis. Administrado pela Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, a instituição é a terceira da ordem no Brasil. De acordo com a irmã Luzia Guadalupe, responsável pela unidade, o CISSBM auxilia tanto no tratamento mental e terapêutico, quanto na ressocialização de seus pacientes.  “A internação psiquiátrica é um importante recurso terapêutico no tratamento de crises. Trata-se de uma poderosa ferramenta no manejo dos pacientes em momentos de manifestação aguda da doença. No CISSBM, o projeto terapêutico conduz a pratica assistencial e garante que o trabalho desenvolvido pela equipe agregue o Carisma Hospitaleiro das Irmãs, com a eficácia profissional. E tem como finalidade trabalhar de forma global a cidadania visando à reinserção social do portador de transtorno mental ao seu meio, bem como a reestruturação do suporte sócio familiar”, explica Luzia. 

Para a irmã, comemorar 40 anos do São Bento Menni é uma olhada atenta à história tecida cuidadosamente, com ciência e Caridade, revelada em hospitalidade. “A acolhida em nossa atenção, fez marco em nossa trajetória. Todos que participaram com amor, mesmo que já passaram, deixaram seu rastro de luz que iluminou muita gente. A ciência e a técnica fizeram sua ação transformadora e culminou em reintegração social. E bem verdade que o Centro São Bento Menni foi em muitos momentos, para muitos pacientes e seus familiares, um porto seguro. Por isso somos agradecidos a todos e juntos, somos a grande Família Hospitaleira. Deus abençoe a todos!”, destaca a religiosa. 

 

São Bento Menni

O Centro Integral de Saúde São Bento Menni foi fundado para prestar assistência a portadores de transtornos mentais da região centro oeste mineira, tanto no atendimento de urgência, como no ambulatorial, hospital dia e internação. Possui área verde de mais de 11.000 m2 entre jardins e hortas, e de 4.610 m2 de área construída projetada para uma assistência integral.

O hospital é coordenado pelas Irmãs Hospitaleiras, uma Instituição da Igreja Católica, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 139 anos no acolhimento, cuidado especializado, assistência integral e reinserção social de pessoas com sofrimento psíquico, deficiências mentais e outras doenças, dando primazia aos mais necessitados, consoante realidades de tempos e lugares. Atualmente, a ação hospitaleira está presente em 26 países de 4 continentes, com mais de 350 centros e dispositivos de atendimento sócio-sanitário e cerca de 2 milhões de beneficiários no último ano. Este é um trabalho realizado, graças à entrega e dedicação de mais de 1.000 Irmãs, 11.000 profissionais e inúmeros voluntários.

 

Irmãs Hospitaleiras 

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus nasceu com uma vocação de serviço ao portador de transtornos mentais, deficientes físicos e psíquicos, de preferência os mais desprotegidos. Desde a sua fundação, a Congregação contemplou entre os seus objetivos, proporcionar aos doentes e acolhidos nos seus centros, uma oferta de saúde integral que inclui os aspectos físicos, psíquicossociais e espirituais, com um caráter eminentemente humanizador, qualidade relacional e respeito pelos direitos da pessoa. Trata-se de um cuidado Integral que potencializa o lugar no sujeito social, estimulando a reinserção social e reintegração em seu território. A Congregação fundada em 1881 por São Bento Menni tendo como cofundadores Maria Josefa Récio e Maria Angustias Giménez, em Ciempozuelos, cidade próxima a Madrid.