A Secretaria Municipal de educação (Semed), por meio do Centro de Referência dos Profissionais da educação (CRPE), promoveu um encontro de formação sobre manejo comportamental para crianças autistas e com deficiência intelectual.
O encontro, dirigido pelas formadoras Evanda Miranda e Isabel Silva do CRPE, ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Miguel Rodrigues Filho, no período da manhã e a tarde de terça-feira (5/7), e na manhã de quarta-feira (6/7). Cerca de 30 pessoas participaram da formação, entre elas professoras da educação infantil, auxiliares de serviços, direção e vice direção, assistentes educacionais e estagiários.
O encontro de formação teve como objetivo entender que todos os comportamentos têm uma função, e compreender o porquê dessas funções é de suma importância, para realizar intervenções adequadas no sentido de diminuir comportamentos inapropriados e ampliar comportamentos que estão em déficit. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) foi a ciência que deu suporte a todas as reflexões.
Vários outros assuntos também foram abordados, como avaliação de preferência, reforçadores, tríplice contingência, métodos diretos e indiretos de busca de informações para entender e atuar em comportamentos inapropriados. Durante a conversa com os profissionais, foi possível apresentar exemplos práticos que ajudaram os educadores da unidade escolar a pensar como podem atuar junto às crianças.
Segundo Maria Helena Gonçalves, professora do CMEI Miguel Rodrigues Filho, esse conteúdo é enriquecedor. “Essa orientação, pra quem lida com alunos tão pequenininhos, com autismo ou qualquer outro tipo de dificuldade, é de suma importância, o que aprendemos enriquece nossa capacidade”, comentou.
Edvânia Miranda, diretora do CMEI Miguel Rodrigues Filho, falou sobre a formação de manejo comportamental de pessoas com autismo. “A ciência da ABA introduzida nesta formação é aplicável e eficaz tanto para portadores do transtorno do espectro do autismo, quanto qualquer outra criança. o curso foi muito propício e adequado para a realidade escolar”, finalizou.