Você vive e cuida da sua vida de verdade?

Postado em 12/01/2017 14:21

Eduardo Lucas

Muita gente acredita que estar trabalhando o tempo todo, com a agenda lotada de compromissos, telefone tocando sem parar é sinal de que está no caminho do sucesso.

Estar na academia malhando e de lá sair para o mais novo tratamento estético revolucionário e em seguida passar na loja para levar o mais novo game do momento para dar de presente ao filho que recebe ainda um beijinho. Fim do dia. A vida é assim, estou cuidado do futuro.

A princípio pode até parecer que sim, que é um investimento para o futuro. Do ponto de vista financeiro e estético pode até ser que seja, mas as relações humanas requerem um pouco mais de profundidade do que  levar o filho na pracinha.  É estar com o filho na pracinha e não deixar o mesmo na areia ou nos brinquedos enquanto atende a mais compromissos de trabalho pelo telefone celular.

Nessa hora você pensa. Mas faço tudo isso pela família. Preciso ter dinheiro para que ele possa cursar uma boa faculdade. Preciso estar sarada(o) para manter o interesse do esposo(a).  Nesse meio tempo não se percebe que o melhor da vida que é a vida está passando enquanto estamos presos em um círculo vicioso que não nos permite viver de verdade. Apenas sustentamos um sistema que precisa dessa dedicação para continuar existindo. É nessa hora que surge o esgotamento emocional, a depressão e outras patologias mentais que poderiam ter sido evitadas se cuidássemos da nossa mente da mesma forma que cuidados do corpo e do bolso.

Orientar as pessoas sobre os cuidados necessários para se ter uma vida de verdade em que mente e corpo estão em saudável equilíbrio foi o tema da entrevista com o Psicanalista Eduardo Lucas Andrade (foto) ;  palestrante e escritor do livro “AMORnheci” e que estará lançando em breve “As profilaxias da Educação em Crise: Contribuições Psicanalíticas às Relações Pedagógicas”. Confira o bate papo:

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com