fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Termômetro Digital: Temperatura do cidadão só deve ser medida pela testa

Termômetro Digital: Temperatura do cidadão só deve ser medida pela testa

Image

Muito comum nesta pandemia do novo coronavírus o uso termômetros digitais infravermelho para aferir a temperatura, mas o equipamento está sendo usado de forma errada em alguns locais. Em alguns se afere no antebraço, ao mesmo tempo que já coloca o álcool gel.

Essa forma errada é percebida na entrada de supermercados e lugares que precisam manter a movimentação moderada. Tem o objetivo de medir a temperatura corporal dos indivíduos. Uma vez que, a febre é um dos sintomas mais comuns do Coronavírus, essa verificação é uma forma de identificar um possível risco e prevenir o contágio.

De acordo com medidas sanitárias adotadas por Divinópolis a temperatura do cidadão só deve ser medida pela testa, a lente deve estar livre de detritos que possam afetar a leitura. A temperatura ideal deve estar entre 36° e 37,5° e deve ser medida em condições ambientes. A lente do sensor deve estar em um ângulo reto, de 90°, da superfície da testa e deve ser sempre medido em graus Celsius (°C).

Há modelos que possuem dois modos de medição. É importante verificar se o termômetro está no “modo corpo” e não no “modo objeto”, pois só assim poderá exercer sua funcionalidade total.

Faz-se necessário verificar também a distância entre a lente do sensor e a superfície que pretende ser medida no manual de instruções do produto, visto que distâncias maiores poderão ocasionar leituras menores, deixando que uma pessoa febril não seja classificada como tal.

Fake news propagadas nas redes sociais alegam que usar o aparelho afetaria a glândula pineal, estrutura presente no cérebro e responsável por secretar melatonina, também conhecida como hormônio do sono.

É importante ressaltar que o termômetro não penetra em camadas tão profundas da pele, por isso, não causa dano a glândula e o uso dele no pulso devido a esta justifica não condiz com a realidade.