fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Semusa divulga relatório parcial de vacinação contra a Influenza

Semusa divulga relatório parcial de vacinação contra a Influenza

Image

Dados da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), apontam um percentual de 71,65% de cobertura vacinal contra a Influenza A (H1N1), nesta primeira fase. Os dados são parciais e se referem ao período do dia 23 a 31 de março. Até a presente data, o município recebeu 22.370 doses e imunizou 20.591 pessoas.

Neste primeiro momento, somente profissionais de saúde e idosos estão sendo vacinados por serem pessoas integrantes do chamado grupo de risco. Já receberam as doses 57,1% dos trabalhadores da área da saúde e 74,29% dos idosos. As unidades de saúde reservaram horários especiais para atender as pessoas e minimizar o risco de contaminação. A meta é vacinar 24.618 mil idosos em Divinópolis.

A segunda fase da campanha começa no próximo dia 16, quando serão vacinados doentes crônicos, professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento.

A imunização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, promovida pelo Ministério de Saúde, que foi antecipada e teve início no dia 23 de março. As ações estão previstas para acontecer até o dia 22 de maio. A partir de 9 de maio será realizado o Dia D de vacinação.

A vacina não tem eficácia contra o COVID- 19, porém, ajuda a reduzir a superlotação nos postos de saúde. Os casos mais graves de pessoas infectadas pelo Coronavírus foram registrados em idosos acima de 60 anos, justificando sua prioridade na primeira fase da vacinação.

O Secretário de Saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa, ressaltou que neste momento a medida mais efetiva é a prevenção. “A vacinação contra a gripe H1N1 não é eficaz contra o COVID-19, porém a antecipação para pessoas de risco, foi necessária para evitar a superlotação dos postos de saúde e hospitais, expor este grupo a maiores doenças e para diminuir o risco de complicações respiratórias causadas pela Influenza, o que seria um grande problema neste momento”, comentou.

O secretário comenta ainda que, os resultados parciais da primeira fase mostram um quadro positivo e espera que as próximas etapas atinjam também, as estimativas esperadas.