fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Semusa apresentará Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco

Semusa apresentará Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco

Image

O Secretário de Saúde, Amarildo Sousa, a Diretora da Vigilância em Saúde, Janice Soares, o Médico Infectologista, Gustavo Rocha e o Procurador do Adjunto, Bruno Torres concedem entrevista coletiva para apresentar a Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco. Para evitar aglomerações essa entrevista será online, às 9h. 

Essa Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco é o monitoramento sistemático dos riscos em saúde pública que visa auxiliar os gestores na adoção de medidas, de modo a reduzir o número de populações afetadas, além de mitigar as consequências sociais e econômicas negativas. Ela nasceu do Boletim Epidemiológico nº11, ele relaciona o índice por milhão de habitantes, o número de leitos, respiradores e EPI’s e não fala sobre a medicação necessária para o atendimento ao paciente grave. 

A avaliação de riscos leva em consideração e documenta todas as informações relevantes disponíveis no momento da avaliação. Isso suporta e direciona a tomada de decisões e fornece um registro do processo, incluindo: quais riscos e medidas de controle foram avaliados; os métodos usados para avaliá-los; por que eles foram considerados importantes; sua ordem de prioridade.

Se documentada de forma consistente, a avaliação de riscos fornece um registro da justificativa para alterações ao longo do evento, incluindo: nível de risco avaliado; medidas de controle recomendadas; e decisões e ações principais. A avaliação da avaliação de riscos, com base na documentação sistemática, fornece um meio importante de identificar onde melhorias podem ser feitas e fornece uma base de evidências para futuras avaliações de riscos e respostas a eventos.