SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA JÁ COMEÇOU

Postado em 03/11/2019 11:14

febre aftosa

Os produtores rurais devem ficar atentos, pois começou na última sexta feira, 1, a segunda etapa de vacinação do gado contra a febre aftosa em todo o território mineiro. A vacinação é obrigatória, e aqueles que não imunizarem seu rebanho estarão sujeitos a autuação de 25 unidades fiscais de Minas Gerais, o que equivale R$90 por animal.

Nesta fase, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses até o dia 30 de novembro, data limite da campanha. A estimativa é que devem ser vacinados cerca de 10 milhões de animais em todo o estado.

O produtor deverá também, comprovar a vacinação de seu rebanho até o dia 10 de dezembro. O descumprimento dessa norma sujeita o produtor a autuação de cinco Unidades Fiscais, o equivalente a quase R$ 18 por animal.

O Instituto Mineiro de Agropecuária, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é o órgão responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha junto aos produtores rurais, e solicitam que todos eles entreguem cópia do documento do Cadastramento Ambiental Rural no momento da declaração.

O que é Febre Aftosa?

É uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas),  principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, além de prejudicar drasticamente a sanidade do infectado.  A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com