fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Santa Casa de Oliveira realiza primeira retirada mecânica de um trombo cerebral para tratamento de AVC pelo SUS

Santa Casa de Oliveira realiza primeira retirada mecânica de um trombo cerebral para tratamento de AVC pelo SUS

Image

Um atendimento integrado salvou a vida de um paciente de 55 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), nesta quarta-feira, 30, na Santa Casa de Oliveira. 

No final da manhã, o paciente deu entrada no pronto atendimento de São Sebastião do Oeste e foi diagnosticado que apresentava sinais de um AVC. O médico entrou em contato com a Central de Regulação do SAMU solicitando a transferência para Divinópolis. Foi empenhada a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Divinópolis, porém a unidade teve problema no trajeto. O médico do Pronto Atendimento de São Sebastião do Oeste pediu apoio de uma ambulância do município e seguiu com o paciente até o Hospital Santa Mônica onde foi realizada uma tomografia computadorizada (TC), e foi mostrado um trombo cerebral. Seguiu com o paciente para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus, porém lá não teria como realizar o procedimento que o paciente necessitava (trombectomia), então novamente foi solicitado apoio do SAMU para levar o paciente para o Hospital São Judas Tadeu (Santa Casa) de Oliveira. 

Enquanto o paciente seguia para o Hospital de Oliveira pelas ambulâncias do SAMU, o neurocirurgião, Dr. Luís Venâncio, se deslocou para Santa Casa e preparou a equipe para a realização do procedimento.

“Todo esse deslocamento com o paciente, mesmo com os contratempos ocorridos, foi realizado dentro do tempo hábil para realização do procedimento, diminuindo muito o risco de morte ou sequelas. Foi a primeira trombectomia mecânica realizada para tratamento de um AVC pelo SUS na Santa casa de Oliveira. Sem dúvida, um grande avanço na área da saúde para a Região Oeste.”, destaca o diretor técnico do CIS-URG Oeste, Marco Aurélio Lobão.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) tem trabalhado incansavelmente para estruturação da rede de AVC na macrorregião oeste, onde três hospitais serão referência, sendo o Complexo de Saúde São João de Deus em Divinópolis, O Hospital São Judas Tadeu (Santa Casa) de Oliveira e o Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna. “É a esperança de propiciar devida atenção e tratamento para os casos de AVC em nossa região.“, enfatiza José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG Oeste.

O AVC, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a segunda maior causa de morte no mundo.