fbpx
Pular para o conteúdo

Prefeito grava vídeo sobre a ‘Xepa da vacina’

Image

Uma das dúvidas levantadas ao longo da vacinação contra a Covid-19 se dá pela prática normal que é chamada de ‘Xepa da Vacina’, isso acontece quando o frasco de doses é aberto para um número menor de pessoas a serem imunizadas, então se faz uma busca ativa para encontrar pessoas compatíveis a vacinação.

A atividade é normal dentro do ambiente de saúde, muitas são até mesmo centralizadas, como a BCG, por se ter um grupo pequeno de potenciais vacinados, e outras já como a Febre Amarela, pois o frasco contem muitas doses e o prazo de ‘pós aberto’ é curto.

Nesta campanha de vacinação contra a Covid-19, objeto desejado por muitos, a ‘Xepa da Vacina’ acabou se tornando uma possibilidade real e como não foi divulgada a metodologia da busca ativa, houve os questionamentos e somente agora as respostas. 

Segundo a diretoria de comunicação da prefeitura de Divinópolis “sempre que sobram doses, são chamadas pessoas que tem o direito de se vacinar. Antecipamos a data de vacinação dessas pessoas. Não é seleção, ligamos para as pessoas do dia seguinte, pois temos acesso ao telefone de todos que se cadastram”, explica Samara Souza.

Em vídeo, o prefeito de Divinópolis e a vice-prefeita, acompanhados da secretária do prefeito e do assessora da vice, falaram sobre o assunto e também atacaram o site de notícias Divinews.