fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Postos de saúde de Divinópolis estão atentos a doença misteriosa que fez várias vítimas em MG

Postos de saúde de Divinópolis estão atentos a doença misteriosa que fez várias vítimas em MG

Image

Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis informa já ter sido notificada pela Secretaria Estadual de Saúde sobre o registro da ocorrência de casos de insuficiência renal aguda com alterações neurológicas de etiologia, registrados em Belo Horizonte, e ainda sem identificação da causa. A orientação repassada aos municípios é para que as equipes fiquem atentas aos sintomas, caso algum paciente apresente os sintomas. Em Divinópolis, todas as unidades de saúde estão orientadas sobre o protocolo a ser adotado.

Os dados iniciais mostraram que 100% dos pacientes são do sexo masculino, mediana de idade 49 anos (23 a 76 anos), cinco residentes em Belo Horizonte, um em Ubá e um em Nova Lima; eles foram internados em hospitais da região metropolitana de Belo Horizonte e um em Juiz de Fora. A média de dias entre início dos primeiros sintomas e a internação foi de 2,5 dias. Todos com insuficiência renal aguda de rápida evolução (até 72 horas) e alterações neurológicas centrais e periféricas.

Exames laboratoriais estão sendo realizados na Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para pesquisa de Arboviroses, Febres Hemorrágicas, Infecções bacterianas e fúngicas sistêmicas, Doenças Neurolinvasivas, intoxicações exógenas, dentre outras. A partir da análise inicial elaborou-se Nota técnica com orientações para vigilância do agravo inusitado.

DEFINIÇÃO DE CASO:

Indivíduo que a partir de primeiro de dezembro de 2019, iniciou com sintomas gastrointestinais (náusea e/ou vomito e/ ou dor abdominal) associados a insuficiência renal aguda grave de evolução rápida (em até 72 horas) seguida de uma ou mais alterações neurológicas: paralisia facial, borramento visual, amaurose, alteração de sensório, paralisia descendente