Publicidade

Plataforma em desenvolvimento pode ajudar no diagnóstico da Covid-19

Postado em 17/02/2021 14:00

CovidScan, a plataforma digital online pode avaliar paciente em 30 min

Profissionais de saúde vão ganhar mais uma aliada para o diagnóstico rápido e preciso da covid-19. É a CovidScan, uma plataforma digital online que reúne imagens sequenciais de tomografias pulmonares e possibilita o médico avaliar o percentual do pulmão que já foi afetado e a melhora ou piora da doença.

Advertisement

A plataforma está sendo desenvolvida pela Petrec, empresa instalada no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a estimativa é que a avaliação seja realizada em menos de 30 minutos.

A pesquisa começou em outubro passado, após a Petrec ter sido selecionada em 1º lugar no edital Soluções inovadoras para o combate à covid-19, da Finep, a Financiadora de Estudos e Projetos. O projeto foi contemplado com o valor de R$1.249.500,00.

O diretor-executivo da Petrec, Josias Silva, acredita que a ferramenta deve estar pronta em agosto e que a prioridade serão as unidades de saúde afastadas dos grandes centros, que enfrentam escassez de profissionais especializados.

A equipe da Petrec, que conta com um médico radiologista, está montando o banco de dados com imagens já disponíveis em sites específicos e classificadas pelo tipo de patologia.

A Petrec atua no setor de óleo e gás desde que foi criada, em 2003. Sua expertise é em análise de tomografia de rochas de petróleo com uso de Inteligência Artificial e, segundo Josias, as técnicas empregadas pela equipe no CovidScan foram adaptadas para serem aplicadas na área da saúde.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Pixabay

 

The post Plataforma em desenvolvimento pode ajudar no diagnóstico da Covid-19 first appeared on Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!