fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Infectologista destaca o distanciamento social na prevenção

Infectologista destaca o distanciamento social na prevenção

Image

A TV Candides continua com sua programação ao vivo neste momento de muitas dúvidas, sempre ouvindo especialistas sobre o novo coronavírus. Nesta semana, o infectologista Lécio Vasconcelos Júnior, participou do programa ‘Amostra Grátis da Saúde’, onde destacou as formas de prevenção e tratamento do covid-19.
 
Durante a entrevista ao vivo, muitos telespectadores participaram do programa com perguntas pontuais. “Sem dúvidas, o distanciamento social é o mais importante quando se fala de prevenção, evitando assim contato com outras pessoas. Claro que lavar as mãos e a etiqueta da tosse, são fundamentais”, destacou o médico.
 
Lécio disse que, como profissional da saúde, está apreensivo por este momento de tamanho desafio. “Ao logo desses vinte e cinco anos de formado, já passei por algumas epidemias importantes, como de aids, h1n1, dengue e a epidemia do covid-19 tem se mostrado de maneira  mais grave pelo impacto pelo  pouco tempo que ela pode levar ao risco de vida”, comentou.
 
 
Sintomas
 
Durante a conversa ao vivo, o médico disse que 20% dos infectados com o novo coronavírus vão desenvolver pneumonia. “A pessoa deve procurar atendimento médico quando apresentar febre, tosse e desconforto respiratório. Os pacientes com comorbidades com doenças crônicas, como cardiopatas, diabéticos e acima de 60 anos, tem um risco maior de evoluir com complicações”, avaliou.
 
O infectologista mensurou que de quatro a oito semanas a epidemia vai se estabelecer de uma forma maior ou menor dependendo das autoridades e de seus decretos no que diz respeito ao distanciamento social. “A pneumonia é uma das doenças que mais leva a óbito no mundo e pode levar o paciente a precisar de oxigênio suplementar, que pode ser por um cateter nasal e em casos mais sérios, em ventilação mecânica”, ressaltou. 
 
Pelo canal 13 da TV Candides você pode acompanhar ao vivo de segunda a sexta, o programa ‘Especial Coronavírus’ a partir de 14h. O programa ‘Amostra Grátis da Saúde’ é ao vivo toda terça 21h com reprise no sábado as13h.www.tvcandides.com