Publicidade

FAKE! Inalação com água oxigenada e bicarbonato de sódio não previne a Covid-19

Postado em 02/03/2021 10:04

Bicarbonato De Sódio

O boato que circula pelas redes sociais, principalmente WhatsApp, é de um médico que ensina um protocolo de enfrentamento à Covid-19 usando nebulização caseira de bicarbonato de sódio com água oxigenada. Mas, acontece que não há evidências de que a combinação caseira feita por estes compostos químicos previnam ou contribuam para que a doença não evolua para um quadro mais grave. 

Por enquanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e entidades como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT),  as principais recomendações para prevenir a doença ainda continuam sendo o isolamento social, o uso de máscara e a higienização correta das mãos.

Mas, em relação à inalação do bicarbonato com água oxigenada, não há nada que comprove a sua eficácia. Embora o projeto colaborativo entre entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Instituto de Perícias Judiciais do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estude sobre o uso do bicarbonato de sódio no tratamento da doença, a pesquisa ainda está em fase inicial.

Advertisement

Portanto, usar  “tratamentos precoces” contra a Covid-19 que são compartilhados na internet continua sendo uma forma ineficiente de garantir que não irá pegar a doença ou melhorar os sintomas dela.

Conteúdo de fact-checking do PaiPee.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!