fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Estratégia Saúde da Família promove higiene bucal para bebês

Estratégia Saúde da Família promove higiene bucal para bebês

A Estratégia Saúde da Família (ESF) Morada Nova, promove higiene bucal de gestantes e bebês. A iniciativa da dentista Ieda Campos, especialista em odontopediatria, atende em média cinco bebês por semana e localmente orienta gestantes de pré-natal.

Com objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar doenças prejudiciais à saúde bucal da população, o acompanhamento é feito a partir dos primeiros meses de vida, uma vez por mês, até chegar ao período de escovação.

A dentista explica como o primeiro contato é em caso de gestantes. “O atendimento inicia-se junto com pré-natal. Por meio de consultas, dou orientações sobre melhor alimentação e também indico hábitos saudáveis. Sempre fazemos prevenção e alguns atendimentos de urgência, como em casos de infecção, que podem ocasionar parto prematuro”, conta.

Suellen Ferreira, mãe de Miguel, 9 meses, frequenta a ESF desde o 4º mês de vida do  filho e fala sobre a relevância do projeto. “É muito importante trabalho; sou mãe de primeira viagem e aprendo demais com Ieda. É muito atenciosa e dá bastantes informações sobre o desenvolvimento de Miguel”, comenta.

Mães que aderiram ao projeto elogiam a iniciativa e tiram dúvidas em atendimento. “Aqui vejo se algum remédio é preciso para [a gengiva da bebê] não doer e o modo certo de limpar [os primeiros dentes], principalmente agora que os dentes nascem”, completa Michele, mãe de Micaela, 9 meses.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Amarildo Sousa, unidades de saúde podem promover projetos específicos. “Cada unidade possui autonomia para desenvolver projetos como esse. Dias e horários de atendimentos são também definidos de acordo com a demanda de cada região para melhor atender moradores. O trabalho da dentista Ieda Campos na ESF Morada Nova é fantástico”, ressalta.

Atendimentos na ESF Morada Nova decorrem toda segunda-feira, de 13h30 a 16 horas, e podem ser agendados. Moradores dos seguintes bairros são atendidos: Jardim das Acácias, Padre Herculano, J.A. Gonçalves e parte do São Judas.