fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Crise na saúde: Procon vai fiscalizar hospitais privados de Divinópolis

Crise na saúde: Procon vai fiscalizar hospitais privados de Divinópolis

Image

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou na manhã de hoje (13/6), uma reunião para debater a situação da Saúde no município. A reunião foi motivada pois, nas últimas semanas, Divinópolis tem enfrentado um grande número de pacientes internados na UPA Padre Roberto, desobedecendo as prerrogativas inerentes à urgência e emergência.
 
Diante disso, autoridades municipais se reuniram na sala de reuniões do Centro Administrativo para debater e planejar uma forma de conter a situação e trabalhar a médio prazo, os principais gargalos da saúde no município.
 
Estiveram presentes na reunião, o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo; o promotor de justiça da área da saúde, Dr. Ubiratan Domingues; o deputado federal Domingos Sávio; o deputado estadual Cleitinho Azevedo; o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Print Júnior; o líder do Governo, o vereador Edsom Souza; o secretário de saúde, Alan Rodrigo da Silva; o representante da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Israel da Farmácia; o vereador Flávio Marra; o representante do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos Elias; o representante do Samu, José Márcio Zanardi e o médio Marco Aurélio Lobão; o representante da Superintendência Regional de Saúde, Júlio Barata; o representante da Regulação do Estado, Cláudio Fernandes; os representantes da Diretoria de Regulação em Saúde de Divinópolis, Érico Souki e Rafael Ribeiro, e a secretária de Governo, Janete Aparecida e assessores parlamentares.

Nessa reunião foi pontuada as seguintes ações:
 
– União e esforços, de forma suprapartidária, para resolver os problemas da área da saúde de Divinópolis.
– Tratativa de retomada da construção do Hospital Público Regional, pelo deputado federal Domingos Sávio e pelo deputado estadual Cleitinho.
– Acionar os prefeitos da região para falar sobre a padronização da fiscalização dos leitos SUS, como é feito na cidade de Divinópolis.
– Criação do ambulatório emergencial para tratamento de síndromes gripais.
– Ação de fiscalização do Procon em hospitais privados para atendimento emergencial de pediatria.
– Estudo de implantação para uma segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Divinópolis e busca de recursos pelos deputados.
– Marcação de agenda exclusiva para tratar da atenção primária.
– Busca de hospitais da região que possam atender média e baixa complexidade, de forma emergencial.
– Criação de campanhas de conscientização de prevenção de doenças respiratórias, como Influenza e Covid-19.
– Repasse do Governo Estadual para custear leitos emergenciais, entre outras ações.

Segundo o promotor de justiça da área da saúde, Dr. Ubiratan Domingues é de suma importância a participação dos deputados nessas pautas: “É necessário um esforço conjunto para resolver as questões políticas, pois os deputados é que possuem força para ajudar nessas tratativas”. 

O Deputado Domingos Sávio se colocou a disposição para levar de forma direta e objetiva ao Governador Romeu Zema, uma solicitação de licitação das obras do hospital regional.

O Deputado Estadual Cleitinho Azevedo, informou que o Governador Romeu Zema estará vindo em Divinópolis na próxima quarta-feira, ocasião em que essas situações serão colocadas em pauta.

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo enfatizou a união de todos em prol do mesmo objetivo: “Este o momento não é de fazer politicagem com a pauta da saúde, é necessário união de esforços para resolvermos os problemas juntos!”, ressaltou o prefeito