fbpx
Pular para o conteúdo

Corpo de Júnia Máximo pode estar em Santana da Prata

Image
Foto Assessoria Câmara/

Ex servidora municipal morre por complicações da Covid 19; Câmara emite nota de pesar
Foto Assessoria Câmara/ Ex servidora municipal morre por complicações da Covid 19

A reportagem da TV Candides acompanha a busca pelo corpo de Júnia Máximo onde na manhã desta terça-feira (22/06) deveria ter sido sepultado em Divinópolis, no entanto erroneamente foi parar na zona rural de Conceição do Pará, os familiares de Júnia aguarda a exumação do corpo, no que depende de uma decisão judicial.
 
Em Divinópolis o Serviço Municipal do Luto foi acionado pela família de Júnia Máximo para realizar o sepultamento da mesma. Por volta das 9h40, uma unidade do Serviço do Luto se dirigiu ao Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), com a finalidade de realizar os trâmites. Ao chegarem no hospital, foi solicitado aos agentes do Serviço de Luto que aguardassem, pois funcionários da unidade hospitalar estavam com dificuldade para localizar o corpo.  

Em razão da demora e diante de outras demandas, os agentes do Serviço de Luto dirigiram-se a outro hospital, para translado de outro corpo para fins de sepultamento, informando aos funcionários do Complexo de Saúde São João de Deus que logo que o corpo fosse localizado iriam voltar para realizar o translado e sepultamento. 

Após apuração preliminar dos fatos, fizeram contato com responsáveis por serviço funerário da cidade de Pitangui e constataram que o corpo da senhora Júnia Máximo “foi levado pela funerária daquela cidade e lá foi, erroneamente, sepultado”. 

Tal constatação somente foi possível porque um familiar da senhora Júnia exigiu uma foto e identificação do corpo.  A direção do Complexo de Saúde São João de Deus admitiu o erro. 

Com objetivo de impedir que erros como este aconteçam novamente, a Prefeitura de Divinópolis promove alteração no Decreto nº 14.397/21, determinando que toda pessoa que falecer em decorrência do Covid-19 seja sepultada apenas mediante prévio reconhecimento por um familiar ou, na falta deste, de pessoa autorizada, com as apresentações e cuidados necessários. 

A Prefeitura de Divinópolis lamenta profundamente a morte da ex-assessora parlamentar e ex-funcionária da Empresa Municipal de Obras (Emop), Júnia Máximo.  Conhecida pela liderança participativa no segmento feminino e importante participação na estruturação do movimento comunitário em Divinópolis, com participação ativa na defesa dos moradores dos bairros.

Ela ocupou a Presidência da Federação das Associações de Moradores, Bairros e Conselhos Comunitários Regionais de Divinópolis (Fambaccord) e do Conselho Municipal de Segurança.