fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Prefeitura de Divinópolis afirma que não vai mais comprar remédio usado no tratamento contra a Covid-19, por ser responsabilidade do estado

Prefeitura de Divinópolis afirma que não vai mais comprar remédio usado no tratamento contra a Covid-19, por ser responsabilidade do estado

Image

Foto: ICQT/ANVISA

A Prefeitura de Divinópolis emitiu uma nota de esclarecimento, nesta terça-feira, 10, afirmando que não vai mais comprar o medicamento enoxaparina, anticoagulante utilizado largamente no tratamento da Covid-19. Segundo o município, o estado é o responsável pela distribuição de medicamentos de alto custo. “Pensando no paciente, a Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vem fornecendo o medicamento até que o processo seja deferido pelo Estado, a partir desse momento, o Estado fica responsável pela dispensação do medicamento”, afirma a nota.

A enoxaparina sódica é amplamente utilizada no tratamento da trombose e está sendo utilizada no tratamento de pacientes com Covid-19. Isso porque a inflamação causada pela contaminação é capaz de coagular o sangue. Nesse cenário, uma pessoa ao ser infectada pela COVID-19 e desenvolver sintomas, tem o pulmão como primeiro órgão afetado. O vírus entra pelo corpo por meio da respiração e chega às vias aéreas. Em alguns pacientes, ocorre uma tempestade inflamatória, processo inflamatório intenso que, com o passar de horas ou dias, pode afetar outras regiões do corpo. Esses pacientes passam a ter maiores riscos de ter quadros graves com obstrução dos vasos sanguíneos do coração, cérebro e pulmão. 

De acordo com o site consultaremedios.com.br, que faz levantamento de preço de remédios, o valor médio da enoxaparina é R$700,00 a caixa com 10 seringas preenchidas com 0,4mL.