fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Maior parte dos brasileiros está bem informado sobre a Covid-19 e defendem isolamento

Maior parte dos brasileiros está bem informado sobre a Covid-19 e defendem isolamento

Image
pesquisa

A maior parte dos brasileiros adultos que possui celular está sabendo do surto do novo coronavírus que atingiu o Brasil. Um levantamento do Datafolha mostrou que 99% deste público está informado sobre a atual situação do país. Deste índice, 72% disseram estar bem informados sobre a situação. Um fator que chama atenção é que o grupo que se diz estar bem informado cresce conforme o grau de instrução, a renda familiar mensal e a faixa etária do entrevistado.

Na entrevista feita pelo telefone entre os dias 18, 19 e 20 de março, três entre quatro entrevistados (74%) disseram ter algum medo de ser infectado pelo novo coronavírus. Entre os mais velhos este índice é de 66%.

Além disso, os dados do levantamento ainda apontam que nove entre cada dez brasileiros (88%) consideram muito sério o surto do novo coronavírus no Brasil. Apenas 11% declaram que não é motivo para tanta preocupação.

Sobre o número de mortes que a pandemia pode causar, os entrevistados ficaram divididos. Para 45% haverá muitas mortes, para 46% haverá poucas mortes e 9% não opinaram.

A maioria (73%) dos brasileiros consultados também é a favor do governo proibir por algum tempo todas as pessoas de saírem às ruas, para diminuir o contágio pelo coronavírus. Há 24% que são contra a medida, e os demais são indiferentes (2%) ou não responderam (1%).