fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Covid-19: Secretaria de Saúde de Divinópolis esclarece que ainda não tem data para vacinação de idosos

Covid-19: Secretaria de Saúde de Divinópolis esclarece que ainda não tem data para vacinação de idosos

Image

Após circulação pelas redes sociais de um texto com datas para início da vacinação contra Covid-19 em idosos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis emitiu uma nota esclarecendo que a informação é falsa. Segundo a Semusa, a vacinação de idosos terá início assim que o Ministério da Saúde enviar novas remessas da vacina, mas  não é possível estipular uma data. 

Nesta quarta, 10, a cidade recebeu mais 1630 doses.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vem a público esclarecer e tranquilizar a população que a vacinação de idosos contra a Covid-19 terá início assim que o Ministério da Saúde enviar novas remessas da vacina e seguirá a ordem de prioridade definida pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI). Primeiro serão vacinadas as pessoas acima de 90 anos, depois de 85 a 89 anos, em seguida de 80 a 84 anos, 75 a 79 anos, 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e, finalmente, 60 a 64 anos.

Mesmo com a divulgação da ordem de prioridade, vale destacar que ainda não é possível estipular uma data fixa da vacinação desses idosos, pois depende da chegada de novas doses ao município e, portanto, neste momento, qualquer calendário de vacinação com datas é considerado fake news.

Considerando sempre o princípio da transparência, todas as informações sobre a vacinação são mantidas atualizadas no site e nas mídias sociais da Prefeitura de Divinópolis, além de serem compartilhadas pelos veículos de comunicação da cidade. Ressalta-se que o escalonamento das faixas etárias seguirá as normatizações previstas nos Planos Nacional e Estadual de Vacinação.

O Plano Municipal de Imunização prevê a instalação de um drive-thru para promover eficiência na imunização e evitar aglomerações. Ainda, todas as unidades de saúde estarão disponíveis para tirar as dúvidas dos cidadãos quando for iniciada a vacinação em idosos. Após o início da vacinação neste grupo, os idosos que forem acamados ou com dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em casa, mediante agendamento na unidade de saúde.

Enquanto novas doses não chegam, a vacinação segue nos profissionais de saúde, cujo número estimado é de 7.600 pessoas.  Até a parte da manhã de hoje (10/02), 3.836 pessoas receberam a primeira dose e 2.205 receberam a segunda dose em Divinópolis. Somente após encerrado este grupo é que poderá ser iniciada a vacinação em idosos.