fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Após isolamento, número de novas infecções cai em Itália e Espanha

Após isolamento, número de novas infecções cai em Itália e Espanha

Image
coronavírus quarentena

Após semanas de tensão e isolamento, a epidemia do novo coronavírus dá sinais de desaceleração em dois dos países mais afetados pela doença: Itália e Espanha. É o que mostram os dados mais recentes divulgados pelos europeus.

No caso da Itália, esta sexta-feira trouxe o quinto dia consecutivo que o número de novos casos permaneceu no intervalo de 4.050 e 4.782, mas em tendência de queda. O pico diário de novos casos foi 21 de março, quando 6.557 foram registrados. O número de mortos também trouxe sinais de que a epidemia parece ter passado do seu pico: as fatalidades ficaram entre 727 e 766 nos últimos três dias, abaixo dos 837 vistos no início da semana.

A tendência de achatamento da curva é confirmada pela Universidade Johns Hopkins, que mantém um monitoramento diário da propagação da doença mundo afora, e por autoridades italianas, que preferem manter o tom de cautela ante os números.

Na Espanha, segundo país em quantidade de fatalidades, os números não apontam necessariamente uma queda de novos casos ou mortes, mas sua estabilização. De acordo com números oficiais do governo espanhol, entre 15 e 25 de março, novos casos na Espanha cresciam a uma taxa de 20%. De lá para cá, no entanto, esse percentual baixou para 12%.
 
Apesar do aparente alívio, a preocupação das autoridades continua em relação ao nível de saturação dos hospitais do país, sobrecarregados com muitos pacientes e poucos colaboradores: desde o início da epidemia, 12.000 profissionais da saúde foram infectados com a doença.