fbpx
Pular para o conteúdo

Por maioria, Anvisa aprova duas vacinas em uso emergencial

Image
Acompanhe ao vivo: Anvisa decide autorização emergencial para uso de vacinas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decide neste domingo (17) o futuro das vacinas no Brasil. Cinco diretores da agência vão dizer, durante reunião ao vivo, se darão sinal verde a duas vacinas que aguardam aval para uso emergencial no país: a Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca, que será produzida no Brasil pela Fiocruz.

A primeira é a aposta do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para dar início à imunização contra a Covid-19 no país. A segunda é a escolha do governo federal de Jair Bolsonaro (sem partido).

Uma diferença crucial entre as duas é que já há cerca de 11 milhões de doses prontas da Coronavac para uso imediato no país –o pedido de aval, porém, refere-se apenas a 6 milhões de doses. Já a vacina de Oxford ainda não se encontra em solo brasileiro –a viagem para buscar as doses produzidas na Índia foi vetada pelo país, que alegou que era preciso começar primeiro sua própria campanha de vacinação, o que ocorreu neste sábado (16).

Atualização 12:59hs

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/saude/coronavirus/tecnicos-da-anvisa-recomendam-aprovar-o-uso-da-coronavac/

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/anvisa-rejeita-pedido-de-uso-emergencial-da-vacina-russa-sputnik-v/