O Chi Kung, prática milenar chinesa que combina movimentos corporais, controle da respiração e meditação, está sendo aplicado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e promovido pela Unidade de Saúde do bairro Planalto, em Divinópolis.
O objetivo dessa arte, oferecida gratuitamente duas vezes por semana, é melhorar a saúde física e emocional dos participantes, mimetizando posturas e movimentos de animais, com diversos benefícios, como fortalecimento do corpo e aumento da flexibilidade.
Como e onde participar?
A ação foi conduzida pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Cássia Lúcia e Gigliole de Bessa, sendo realizada no salão da Igreja Santa Luzia, localizada na Rua Itambé, nº 1291, no bairro Planalto. As atividades acontecem às segundas e sextas-feiras, às 7h, e são abertas ao público em geral.
Para participar, basta comparecer ao salão, onde o usuário será inserido na atividade, não sendo necessárias inscrições. Os ACS foram capacitados por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A atividade é realizada desde 2016 pela equipe da Unidade de Saúde Planalto, e já se espalhou para diversas outras unidades do município.
A iniciativa surgiu após a Semusa promover uma capacitação com os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), incentivando a implantação de práticas integrativas nas unidades básicas de saúde.