Cerca de 800 pessoas fizeram teste em Divinópolis para saber se estão com AIDS

Postado em 24/07/2018 20:04

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizou 13,5 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2018, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (24/07), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O SAE desempenha papel estratégico na prevenção e suporte às pessoas com IST/AIDS.

No SAE, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), os usuários têm acesso a testes rápidos e laboratoriais de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. De janeiro a abril, o SAE realizou 4.197 atendimentos de encaminhamentos, orientações e entrega de resultados.

Dos testes rápidos realizados no primeiro quadrimestre, 790 foram para detecção de hepatite B; 793 para detecção da Sífilis; 796 para detecção de hepatites e 817 para detecção de infecção pelo HIV. O SAE não informou quantos destes resultados foram confirmados como positivos. É válido ressaltar que todos os dados das pessoas que fizeram os exames são sigilosos. 

Além dos testes, o centro realiza aconselhamentos com o objetivo de oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer informações e dúvidas, e, principalmente, ajudar os pacientes a avaliar os ricos e as melhores maneiras de prevenção. 

Foram realizadas também 1.480 consultas médicas na atenção especializada e 1.190 atendimentos na pré-consulta. Após as consultas foram realizados 2.003 atendimentos, além de 475 orientações por telefone.

O CTA é composto por médicos, psicólogo, assistente social, farmacêutico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar de serviços. O centro desenvolve palestras, blitz e visitas técnicas. Além de atender tanto a população, de forma individual, como a empresas que queiram levar mais informação a seus funcionários.

O SAE funciona de segunda a sexta-feira e está localizado na avenida Getúlio Vargas nº 550 no centro.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com