Carmo do Cajuru recebe novas doses da vacina contra febre amarela

Postado em 25/01/2018 14:56

A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Cajuru recebeu hoje (25), 300 doses de vacina contra febre amarela. Nenhum caso da doença foi registrado no município, mas ações de prevenção foram intensificadas pela Vigilância em Saúde.

Além da vacinação, foram desenvolvidas estratégias para orientar a população como, por exemplo, a implementação da “sala de espera”. “A proposta da sala de espera é fornecer informação para a população e esclarecer dúvidas. Os enfermeiros de cada unidade foram preparados e ministram uma palestra sobre a doença para os pacientes enquanto eles aguardam atendimento”, conta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Juliana Paula.

Outro método adotado é a “busca ativa de casa em casa”, realizado por agentes comunitários que percorrem todos os bairros da cidade verificando o cartão de vacina dos moradores de cada residência. Ainda segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, atualmente 80% da população de Carmo do Cajuru está imunizada. “É importante ressaltar que aquela pessoa que já tem uma dose registrada no cartão de vacina não precisa tomar uma nova dose, até porque temos que alertar que a dose em excesso também é prejudicial, por isso deve-se respeitar a dosagem correta. Uma única dose da vacina garante ao usuário imunidade para vida toda”, explica Juliana.

Dados do Ministério da Saúde mostram que entre julho de 2017 a 23 de janeiro de 2018 foram confirmados 47 casos da doença em Minas Gerias. Outros 99 casos suspeitos são investigados e 25 mortes foram registradas no estado. No mesmo período em todo o país, os casos de febre amarela somam 130 pessoas, 53 mortes e 162 casos suspeitos.

Quem ainda não foi vacinado deve procurar o PSF mais próximo e apresentar o cartão de vacina. Em Carmo do Cajuru, as unidades funcionam de segunda a sexta, de 7h às 16h. O atendimento é estendido no “dia do trabalhador”, até 20h. Para saber o dia do trabalhador de cada unidade basta ligar no telefone: (37) 3244-0666.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com