fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Veja as regras para funcionamento de igrejas em Divinópolis

Veja as regras para funcionamento de igrejas em Divinópolis

Image

Para o funcionamento das igrejas na cidade de Divinópolis algumas regras foram estabelecidas, e somente serão permitidas as atividades se houver o compromisso de seguir estritamente as medidas recomendadas.

Deverá ser afixado um cartaz de fácil visualização na entrada, que contemple todas as informações necessárias que devem ser seguidas para informação e conhecimentos dos frequentadores. A duração desse encontro não pode ultrapassar em hipótese alguma 60 minutos.

Disponibilidade em todas as entradas e em pontos estratégicos, álcool 70° gel ou líquido, para higienização das mãos. Somente poderá participar as pessoas que estiverem com máscara de duplo tecido 100% algodão, cobrindo boca e nariz.

Respeitado o distanciamento mínimo de 2,0 mts entre os participantes. A capacidade máxima permitida será de 100 pessoas por reunião em ambiente fechado, mesmo que o local comporte mais que esse número. Reuniões em locais abertos públicos devem ter suas licenças municipais autorizadas.

Ajuda aos frequentadores a seguir as normas de segurança. Essas pessoas também serão responsáveis pela entrada e dispersão dos frequentadores ao final da reunião a fim de evitar aglomerações no encerramento.

Manter portas e janelas abertas para aumentar circulação de ar natural. Ar condicionado está proibido. Não será possível abraçar, apertar as mãos e beijar.  Ainda é recomendado que apresentando qualquer sintoma ou contato com alguém sintomático, não deverá participar.

Para a música na celebração/reunião, eles devem estar adequadamente espaçados um do outro e permitir que o cantor remova a máscara em total segurança somente pelo tempo de desempenho de canto. Não será permitido o compartilhamento dos instrumentos e microfones. Reduzir ao máximo o número de pessoas, do louvor, do coral e afins.

Reduzir o números de pessoas (oradores, liturgistas, pregadores, cantores e afins) que participam do desenvolvimento da reunião/celebração, a fim de evitar circulação e contato com pessoas e superfícies. A coleta de dízimos e ofertas ocorrerá no final da reunião/celebração através de cestas ou outros recipientes, colocados na saída das instalações e perto do material para a higiene das mãos.

Os banheiros deverão estar abastecidos com lixeira provida de saco plástico, sabão líquido e papel toalha. Todos os colaboradores da limpeza devem utilizar luvas e máscaras. Atividades com crianças estão proibidas neste momento.Bebedouros de esguicho estão proibidos e deverão ser lacrados ou substituídos por torneiras.

Devido à facilidade de transmissão do vírus que ocorre por gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra ou por contato com superfícies e objetos contaminados, onde o vírus pode ficar por horas ou dias de acordo com o tipo de material. A desinfecção das superfícies e a lavagem constante das mãos com água e sabão (ou o uso o uso de álcool 70%) são medidas fundamentais na contenção da disseminação do vírus. Portanto, é imprescindível, que seja feita a desinfecção de todo o ambiente, antes ou depois de cada celebração/reunião, utilizando para isso os produtos recomendados junto a ANVISA:

  • Álcool 70% – possui ação rápida, não mancha, não é corrosivo e é indicado para desinfetar pequenos equipamentos. É altamente inflamável. Portanto, recomenda-se que após a aplicação deste produto evite-se o contato com fontes de fogo (fósforos, velas, isqueiros, etc…). Álcool inferior ou superior a 70%, não tem eficácia contra microrganismos.
  • Hipoclorito de Sódio – utilizar na concentração de 0,5%. A água sanitária, possui maior concentração de hipoclorito (de 2,0%) devendo neste caso, diluir 01 litro de água sanitária em 03 litros de água de boa qualidade. Este produto é altamente corrosivo e deve ser utilizado totalmente,  imediatamente após sua diluição. Não é necessário usar o produto em concentração acima de 0,5%.
  • Cloreto Benzalcônio a 0,05%. Não é corrosivo podendo ser aplicado em qualquer superfície. Para alcançar a concentração necessária, deve ser diluído 01 ml do produto em 05 litros de água e utilizado totalmente, imediatamente após sua diluição. Não devendo ser mudada a concentração para maior ou menor.

Formas de aplicação:

  • Álcool 70% – pode ser aplicado com pano limpo ou borrifador
  • Hipoclorito de Sódio e Cloreto Benzalcônico – podem ser aplicados com nebulizador/atomizador (com grande velocidade de expulsão de ar e alcance), pulverizador (bomba manual costal), pulverizadores manuais,

A limpeza dos pisos não deve ser feita a seco (com vassouras, esfregões, espanadores e outros) para evitar a suspensão de partículas.

Para a aplicação dos produtos, é imprescindível a utilização dos seguintes equipamentos de proteção individual: luvas nitrílicas, máscara respiratória contra vapores orgânicos e gazes ácidos, óculos segurança com proteção lateral, blusa de manga comprida, calça e botas plásticas.