Missa será celebrada amanhã no cemitério de Ermida

Postado em 01/11/2018 16:09

No dia 2 de novembro a Igreja reza de maneira especial na intenção dos fieis defuntos. Tradicionalmente a Paróquia de Santo Antônio dos Campos faz a celebração no cemitério local. A missa será ás 8h.

Segundo Padre Guilherme da Silveira Machado, administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Leandro Ferreira, em artigo publicado pela Diocese de Divinópolis. Desde os primeiros tempos do cristianismo, já existia o costume de se rezar pelas pessoas falecidas. Os primeiros cristãos visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas e por eles rezavam. Em registros do século IV já se encontra a memória dos mortos na celebração da Missa. No século V já se começa a dedicar um dia por ano para rezar por todos os mortos. “O dia 2 de novembro ficou então reservado para que possamos rezar na intenção das pessoas falecidas que ainda não alcançaram a santidade. São as pessoas que se encontram em estado de purificação de suas faltas e, assim, necessitam de nossas orações”, explica o sacerdote.

O padre lembra não ser muito apropriado dizer dia de finados. “Pensando na origem das palavras, o termo “finado” significa aquele que se finou, que teve fim, que se acabou, deixou de existir. A nossa fé é que quem morre não deixa de existir, mas tem sua existência transformada. Já a palavra “defunto” tem origem no latim e significa “aquele que cumpriu uma missão, que terminou uma caminhada”. Como acreditamos que quem morreu terminou de cumprir sua missão nesta vida, completou a caminhada terrestre, é melhor nos referirmos a quem morreu com a palavra “defunto”. Por isso, “Dia dos Fieis Defuntos” e não “Dia de Finados”, detalhou.

O artigo de Padre Guilherme da Silveira Machado encontra-se completo no site diocesedivinopolis.org.br

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics