Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Pitangui é um local de paz e oração

Postado em 12/02/2018 11:05

A matriz de Nossa Senhora do Pilar, na cidade de Pitangui, tem uma atmosfera diferente. Criada para elevar o pensamento a Deus, a arquitetura já aponta para o céu, o altar inspirador, o ambiente tranquilo, logo trás paz, eleva os pensamentos a Deus, é um local de encontro e oração. 

Recentemente a Gazeta do Oeste, por meio de Amilton Augusto, publicou um histórico relatando detalhes da Igreja Matriz, texto este também utilizado na própria página da Prefeitura de Pitangui. Segundo  o texto foi no final do século XVII erguida a Capela de São Gonçalo do Amarante, que serviu de igreja provisória até a criação da Vila em 1715. O texto mostra a importância da cidade em toda a região e merece ser lido na íntegra, mas por sobre a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma particularidade, o incêndio de 1914.

No texto de Amilton Augusto, para a Gazeta do Oeste: “O dia 28 de janeiro de 1914 foi um dos mais trágicos para o povo pitanguiense. A Matriz de Nossa Senhora do Pilar sofreu um incêndio que destruiu grande parte de sua estrutura, altar, imagens e o arquivo cívico-religioso no qual se encontrava documentos de pessoas de todas as cidades da região Centro Oeste, inclusive Divinópolis”.

 

Se a cidade é o pilar da civilização do centro oeste mineiro, se a fé também ali se baseia, hoje é necessário e como a história nos mostra: reconstruir. 

Reconstruiu-se a matriz, a fé, mas é necessário uma atenção maior das autoridades para o local. Pitangui hoje se sente esquecida pelos governantes. Comerciantes reclamam do atendimento bancário. As portas das agências se fecham após o expediente e nem mesmo caixas eletrônicos para o atendimento, depósitos e emergências, tem de recorrer a outras cidades. Fruto da nova criminalidade que explodem caixas eletrônicos em cidades com menor potencial de reposta por parte das forças de segurança.

A Igreja, imponente, mas o padre não estava na missa, a acústica da igreja não condiz com o equipamento utilizado, assim difícil compreender as palavras do celebrante. Mas vale a pena conhecer e rever um pouco de nossa história.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: