Livro com a história da presença das Irmãs das Servas de Maria em Divinópolis

Postado em 08/08/2017 14:06

Aconteceu, na noite da última sexta-feira, dia 04 de agosto, no Convento da Congregação das Irmãs Servas de Maria, em Divinópolis, o lançamento do livro “Estrelas Brilhantes na Cidade do Divino”, escrito por Maria José Esteves, grande amiga da congregação.

A cerimônia começou com a Santa Missa, às 19h, presidida por Dom José Carlos. Logo em seguida, aconteceu o Coquetel de Lançamento, ao som dos Seresteiros do Amor. O evento contou com a presença de dezenas de amigos das irmãs.

No áudio, abaixo, Maria José Esteves fala um pouco do livro “Estrelas Brilhantes na Cidade do Divino”:

Toda a renda arrecadada com a venda dos livros será destinada ao convento das Irmãs Servas de Maria, que fica localizado na Rua Afonso Pena, 420, no bairro Manoel Valinhas. Para adiquirir o livro basta entrar em contato pelo telefone (037) 3221-2898.

CARISMA

O instituto das Servas de Maria, Ministras dos Enfermos, indentifica-se com o espírito da Santa Madre Soledad, sua fundadora. Sua função está no Evangelho segundo Mateus: “Estive doente e visitaste-me”…”O que fizeste a um destes meus irmãos a Mim o fizeste”(Mateus 25,26).

O amor de Deus e ao que sofre, as Servas de Maria procuram vivê-lo cuidando de todo aquele que tem como título a “dor”, a doença ou a solidão. A espiritualidade tem suas características muito peculiares e próprias. Um ícone singular: Maria, junto à Cruz; Contemplativas na ação; Abandonadas à providência; Cooperadoras com Cristo e Maria na salvação dos homens.

HISTÓRICO

Na altura do centenário da morte de Madre Soledad, as irmãs renovam um pedido de ter uma comunidade no Brasil. Conhecedor deste desejo, Dom Cristiano, manifesta-se a favor de que esta casa seja na Diocese de Divinópolis. Em 1987, Dom José Costa Campos, sucessor de Dom Cristiano, acolhe as primeiras irmãs, que aqui chegaram, instalando-as, provisioriamente, no Seminário São José, que naquele momento estava desocupado. Por 5 anos este fora o convento das irmãs. Em 1992 é contruído o convento, no bairro Manoel Valinhas.

APOSTOLADO

A atividade das Irmãs mais clássica do carisma é a assistência aos enfermos nos próprios domicílios. Admitida a diversidade de facetas neste campo, é sempre o doente o lugar expresso de sua entrega consagrada e de seu encontro com o Senhor.

A comunidade de Divinópolis tem colocado, também, nestes anos, a presença do carisma nas noites sofridas de muitos doentes, assim como nas diferentes formas de dor nos lares de Divinópolis. A promoção vocacional é uma tentativa de procurar novas operárias do amor e serviço ao mais sofredores da sociedade.

POR TÚLIO VELOSO para o site da Diocese de Divinópolis

As irmãs, servas d

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com