fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • A história conta como nasceu o título de Nossa Senhora Rainha do Brasil

A história conta como nasceu o título de Nossa Senhora Rainha do Brasil

Image

Segundo historiadores a expressão e título de Nossa Senhora a Rainha do Brasil teve início quando a Princesa Isabel, que estava tendo dificuldades para ter um filho, foi até Aparecida pedir a intercessão da Imagem Milagrosa. Pouco tempo depois suas orações foram atendidas e teve três filhos, que garantiriam a sucessão imperial.

Como agradecimento a graça alcançada, a princesa retornou a Aparecida em novembro de 1888 e doou a coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e um manto azul. Esta mesma coroa foi utilizada em 1904 durante uma cerimônia oficial na qual um representante do Papa a coroou oficialmente como Rainha do Brasil. 

Vale lembrar que essa história não é a que elevou Nossa Senhora Aparecida padroeira oficial do Brasil. Isso só ocorreu anos depois por um decreto do Papa Pio XI. Em 31 de maio de 1931, a imagem foi em romaria até o Rio de Janeiro, então capital federal, onde foi realizada uma Missa Solene na qual se oficializou o decreto papal.

No dia 30 de junho de 1980, data na qual João Paulo II desembarcava pela primeira vez no Brasil, o presidente João Figueiredo declarou, a partir do decreto de Lei n° 6.802, 12 de outubro como feriado nacional para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Antes, em 1978 houve um atentado a imagem, Rogério Marcos de Oliveira, então com 19 anos, aproveitou-se do blecaute, pulou subindo no nicho da imagem quebrou o vidro protetor e pegou a imagem, ao descer, a coroa ficou presa no vidro quebrado, depois caindo e sendo amassada. A cabeça da imagem desprendeu-se, caiu ao chão e estilhaçou-se em farelos. Foi totalmente restaurada no Masp em São Paulo.