fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Uberaba volta a registrar 100% de ocupação e paciente precisa ser transferido para Uberlândia

Uberaba volta a registrar 100% de ocupação e paciente precisa ser transferido para Uberlândia

Image
Projeto determina pagamento de indenização de R$ 60 mil para herdeiros de pessoas que falecerem por falta de leitos foto Mário Oliveira semcom leitos hospital médicos

Mais uma vez paciente de Uberaba precisou ser transferido para outro município para receber atendimento médico durante o tratamento da Covid-19. Trata-se de paciente que estava internado no Hospital São Domingos, na enfermaria, e, devido ao agravamento do caso, precisou ser transferido para a unidade de terapia intensiva. Diante da falta de leitos para essa transferência e por ter plano de saúde, o paciente pôde receber assistência em Uberlândia.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a assessoria de imprensa do Hospital São Domingos, que é gerido pela Unimed Uberaba. A atualização do boletim da transparência emitido diariamente pela cooperativa mostra 100% de ocupação tanto de UTI quanto Enfermaria Covid. Além disso, o hospital realiza, em média, 105 atendimentos por dia.

Especificamente quanto ao caso da transferência do paciente para Uberlândia, a assessoria de imprensa esclarece que “a Central de Regulação de Leitos da Unimed Uberaba conseguiu vaga para um paciente que recebia assistência em enfermaria e necessitou de UTI. Diante da falta de leitos nos hospitais particulares em Uberaba o paciente foi transferido para Uberlândia garantindo o atendimento em rede particular por meio da saúde suplementar. Um dos diferenciais do plano de saúde Unimed Uberaba é a ampla rede de hospitais que permite o intercâmbio ampliando e garantindo assistência superior”, diz, em nota.

Outra questão abordada pelo JM foi o abastecimento de insumos. À reportagem, a assessoria de imprensa esclarece que o Hospital São Domingos intensifica cada dia mais a busca por medicamentos necessários à intubação de pacientes e a situação não é confortável. Apesar das compras serem feitas com bastante antecedência, os fornecedores não conseguem estimar prazos para entrega dos medicamentos. Hoje, especificamente, o HSD não tem desabastecimento de insumos, mas a realidade pode mudar rapidamente a depender da evolução do contágio em Uberaba.

Ainda sobre a manutenção do atendimento, o HSD ainda reitera que há vagas abertas para profissionais de saúde fortalecerem a atuação na linha de frente da Covid-19 e os interessados devem encaminhar currículo para [email protected]. A escassez de trabalhadores é, atualmente, o maior gargalo enfrentado não só em Uberaba como em todo o país. Unidades hospitalares enfrentam o esgotamento desses profissionais, além da ausência de novas pessoas que possam atuar no combate à Covid.

Hospital Regional. Também acionada pelo Jornal da Manhã, a assessoria de imprensa do Hospital Regional pondera que a situação dos insumos hoje é positiva, sem desabastecimento. Contudo, o quadro não é nada confortável, uma vez que o desafio da entrega de medicamentos não é exclusivo da rede particular e atinge a saúde municipal como um todo, bem como a escassez de profissionais de saúde.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba