fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • SES-MG reforça importância de que municípios formalizem conclusão da vacinação em adultos

SES-MG reforça importância de que municípios formalizem conclusão da vacinação em adultos

Secretaria de Saúde de Formiga encerra situação de surto de casos de Covid 19 em Asilo 
Foto MPA/ Secretaria de Saúde de Formiga encerra situação de surto de casos de Covid 19 em Asilo 

Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia
Foto MPA/SES-MG reforça importância de que municípios formalizem conclusão da vacinação em adultos

Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais avança para a reta final da primeira fase. Até o momento, 86,72% do público-alvo – pessoas com 12 anos ou mais de idade – já foram imunizados com a primeira dose (D1) e 58,72% já completaram o esquema com as duas doses ou dose única. Para viabilizar a maior campanha de imunização da história, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) trabalha de forma organizada e integrada com os municípios para garantir a eficiência e agilidade na distribuição das vacinas.

Neste sentido, o Estado disponibiliza aos 853 municípios um sistema de registro dos dados referentes à vacinação nos territórios. A coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca, explica a dinâmica deste processo: “Muitas vezes os municípios finalizam as estratégias de vacinação em pessoas acima de 18 anos, mas possuem registros ainda não lançados no sistema oficial. A vacinação e o lançamento das doses aplicadas não são simultâneos, mas a agilidade desta notificação oficial é extremamente importante para estabelecer estratégias para a campanha”.

Atualmente, os municípios que finalizam a vacinação de D1 dos adultos acima de 18 anos devem comunicar, à SES-MG, via ofício, sobre a conclusão desta etapa. A confirmação permite a certeza de que não será necessário o envio de novas doses para essa população. É uma maneira segura e formal de conhecer o cenário de conclusão da vacinação em cada município.

Até o dia 15/10, 679 municípios haviam oficializado, junto à SES-MG, a conclusão da vacinação no público com 18 anos ou mais. Ao todo, conforme dados do Vacinômetro, até o dia 20/10, foram aplicadas 15.702.328 primeiras doses, 10.142.554 segundas doses, 490.684 Doses únicas e 528.272 Doses de Reforço.

Janaína Fonseca destaca, ainda, que os Gamov regionais, junto ao Gamov Nível Central, acompanham sistematicamente a conclusão da vacinação em cada local, fornecendo apoio e subsídios necessários para os municípios que ainda não conseguiram alcançar este patamar. “São repassadas orientações para a realização de ações de intensificação da campanha de imunização, como vacinação extramuro, ‘Dia D’ e outras estratégias de busca ativa nos municípios que permitam a administração das vacinas no público elegível”, destacou.

As orientações para a realização da notificação estão descritas na deliberação CIB-SUS/MG N° 3.508, de 3 de setembro de 2021. A recomendação consta no artigo 1°, inciso 2°, destacando que “é responsabilidade dos municípios que finalizarem a vacinação na população com idade igual ou superior a 18 anos comunicar formalmente tal fato, via ofício, para a respectiva Unidade Regional de Saúde e Nível Central da SES/MG”.

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde