Saiba o que aconteceu com o preço da manteiga do seu pão na chapa que disparou 122% em 6 anos? - Portal MPA

Publicidade

Saiba o que aconteceu com o preço da manteiga do seu pão na chapa que disparou 122% em 6 anos?

Postado em 12/11/2021 8:47

Manteiga Boa Manteiga Gordura Alimento Comida

Entre janeiro de 2015 e outubro de 2021, a manteiga subiu 121,9%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). É 2,5 vezes a inflação geral no período (48,2%) e está muito acima dos demais lácteos: leite e derivados (59,9%) e leite longa vida (68,8%). O aumento também é maior que o da margarina (71,4%), concorrente da manteiga.

A manteiga é resultado da separação do creme do leite de vaca – a nata – do leitelho, que é o líquido que se desprende com o processo de batedura. Sua composição é regulamentada pelo Ministério da Agricultura. Só pode ser chamado de manteiga o alimento produzido com gordura proveniente exclusivamente do leite, em uma porcentagem mínima de 80%.

Para produzir um quilo de manteiga, são necessários cerca de dez litros de leite. Essa mesma gordura também é usada para fazer creme de leite e alguns queijos. A manteiga, portanto, concorre com outros produtos na demanda por gordura. Embora sejam produtos absolutamente distintos, a margarina e a manteiga disputam o mesmo mercado. E em condições bastante desiguais.

A margarina tem como matéria-prima principal óleos vegetais hidrogenados e saborizados artificialmente. Como não são obrigadas a informar que tipo de óleo utilizam, as indústrias podem lançar mão de uma combinação de gorduras baratas e com menor oscilação de preços. Enquanto a fabricação de manteiga no Brasil é bastante pulverizada, dois conglomerados – BRF e JBS – concentram mais de 80% do mercado de margarinas, com maior poder de barganha na compra de matérias-primas e maior capacidade de investimento.

Embora esteja entre os maiores produtores do mundo, o Brasil não é um grande exportador de leite e derivados. O setor não goza dos mesmos incentivos financeiros e políticas governamentais destinados aos alimentos que se tornaram commodities e têm sua produção voltada à exportação.

Uma espécie de tempestade perfeita formou-se em 2015, ano em que o preço da manteiga disparou bruscamente. A combinação de encolhimento da economia (-3,5%), inflação de dois dígitos (10,67%) e desvalorização do real atingiu em cheio a produção de leite no Brasil. Foi também, a partir desse mesmo período, que teve início uma mudança no perfil da produção de leite no Brasil. Em 2015, o número de animais destinados à produção leiteira começou a ser reduzido expressivamente: o rebanho perdeu 6,6 milhões de vacas ordenhadas entre 2014 e 2018. “Em 2015, foi o ano em que a produção caiu pela primeira vez em uma série do IBGE que começa nos anos 1970”, destaca Glauco Carvalho.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
antes do ifdentro do if

6 comments

  1. I truly appreciate this post. I¦ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thanks again

  2. Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is magnificent, as well as the content!

  3. 物理代写 disse:

    I will immediately take hold of your rss as I can’t in finding your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any? Please let me realize so that I may just subscribe. Thanks.

  4. you’ve gotten an ideal blog here! would you like to make some invite posts on my blog?

  5. megaflix disse:

    Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  6. Charla disse:

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this
    superb blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to fresh updates and will share this blog with my
    Facebook group. Talk soon!

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
%d blogueiros gostam disto: