As queimadas na MG-050 entre os meses de julho e agosto de 2024 tiveram aumento de 128% quando comparadas ao mesmo período do ano passado. É o que aponta o monitoramento realizado pela Via Nascentes, responsável pelos 371,4 Km da rodovia MG-050.
Ao todo, foram 146 focos de queimadas dentro do período analisado. Isso alarma o Corpo de Bombeiros e a própria sociedade para os riscos trazidos à saúde e ao meio ambiente. A fumaça nas estradas pode também reduzir a visibilidade, sendo outro fator de risco para motoristas que cruzam um incêndio em mata na rodovia.
Algumas ações simples podem diminuir ou mesmo evitar essas queimadas. Por exemplo, não se deve jogar bitucas de cigarro ou lixo na pista, e também não colocar fogo em lixo ou soltar balões. Caso você aviste um incêndio na estrada, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) e siga algumas instruções, como: fechar os vidros do veículo; usar farol baixo, não parar na pista de rolamento e manter distância segura do veículo à frente.















