fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Queimada provoca interrupção de energia em cinco municípios do Leste de Minas

Queimada provoca interrupção de energia em cinco municípios do Leste de Minas

Image

Uma queimada provocou, na manhã desta sexta-feira (13/9), a interrupção no fornecimento de energia para os municípios de Aimorés, Resplendor, Itueta, Santa Rita do Itueto e Cuparaque, no Leste de Minas. Equipes da Cemig localizaram, na zona rural de Resplendor, uma torre de linha de distribuição destruída por uma queimada e que já está sendo substituída. As cidades de Santa Rita do Itueto e Cuparaque já tiveram o fornecimento normalizado, e a previsão de restabelecimento de todos os consumidores afetados entre 17 e 18 horas desta sexta.

Levantamento realizado pela companhia apontou que, apenas no ano passado, mais de 100 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado por incêndios. Ao todo, foram cerca de 250 ocorrências de interrupção de energia, a maior parte delas na região Norte de Minas. Para evitar e minimizar possíveis danos provocados pelo fogo, a Cemig realiza ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes e torres. A companhia também realiza inspeções em suas linhas de transmissão.

A empresa também lançou, este ano, uma campanha de prevenção de queimadas próximas às linhas de transmissão. As ações de conscientização previstas na campanha deste ano – com o tema “Queimadas: você pode evitar” – incluem a divulgação em TV, rádio e redes sociais, anúncios em jornal, outdoors e backbus, além de realização de palestras para a população.

As queimadas podem provocar danos aos postes e cabos condutores, sendo necessário substituir equipamentos, o que provoca a demora na religação dos circuitos atingidos. De acordo com Césio Lima, engenheiro de manutenção da transmissão da Cemig, há ainda o risco de curtos circuitos, causados pelo aquecimento das proximidades dos cabos condutores. “Curtos circuitos decorrentes da ionização do ar devido ao aquecimento e fumaça provenientes de incêndio podem levar ao desligamento de linhas e subestações”, explica o engenheiro.

Além dos danos ao setor elétrico, as queimadas prejudicam a segurança dos motoristas, que têm a visibilidade das pistas comprometida e, no ambiente rural, reduzem a produtividade nas áreas de cultivo. Entre os problemas ambientais, vale destacar o impacto na fauna, já que queimadas florestais destroem o habitat natural e provocam a morte de animais.

Fonte: AMIRT