fbpx
Pular para o conteúdo

Presos suspeitos que aplicavam golpes pela internet

Image
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante, na quinta-feira (7/10), um homem de 20 anos e apreendeu uma adolescente, de 16, suspeitos de participação em golpes de estelionato pela internet por meio de site de compra e venda. O casal de namorados teria feito diversas vítimas em Ibirité e foram detidos em Contagem, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As investigações tiveram início na segunda-feira (4/10), quando uma das vítimas relatou ter sofrido o golpe. Os suspeitos entravam em contato com as vítimas pela plataforma de mensagens do site e por aplicativos de mensagens, anunciando o interesse em comprar os produtos anunciados, na maioria bens eletrônicos de alto valor. Então, forjavam um e-mail não-oficial da plataforma de anúncio que era enviado para elas informando suposto pagamento.

Simultaneamente, os investigados induziam as vítimas a acreditar na transação e as convenciam a entregar o produto a um motorista de aplicativo, que não tinha participação do esquema criminoso e entregava os produtos aos suspeitos. A dupla recebia os bens em locais diferentes para não indicar onde estavam residindo.

Prisão

Uma das vítimas acionou a PCMG quando recebeu mensagem com interesse pela compra de outro produto anunciado por ela. Assim, a vítima simulou a transação, dando tempo para os investigadores monitorarem toda a trajetória até onde os suspeitos estavam aguardando o motorista de aplicativo, no bairro Estrela Dalva, em Contagem.

Os suspeitos confessaram os crimes e informaram à polícia que criminosos do estado de São Paulo estavam recrutando pessoas para cometerem estelionato na capital e RMBH. “Após ter a posse de muitos bens, como celulares, notebooks, vídeo games, tv’s, câmeras fotográficas e dentre vários outros equipamentos eletrônicos, os cabeças da empreitada criminosa pagam para que eles se desloquem até o estado de São Paulo e entregam, normalmente, em rodoviárias, a caixa com todos os produtos do crime, recebendo em seguida a suas respectivas comissões”, revelou o delegado Wellington Martins Faria.

Até o momento, a PCMG já reconheceu mais de 30 ocorrências em Ibirité que teriam participação dos mesmos suspeitos. O homem foi autuado em flagrante por estelionato e, a adolescente, apreendida em flagrante por ato infracional análogo ao crime de estelionato.