fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Prefeituras da região realizam greve nesta quarta-feira (30)

Prefeituras da região realizam greve nesta quarta-feira (30)

Image

As prefeituras de Carmo do Cajuru e Nova Serrana aderiram à greve nesta quarta-feira (30). A paralisação acontece devido a falta de repasses financeiros por parte do governo federal aos municípios. A ação é realizada pela Associação dos Municípios Mineiros (AMM). De acordo com a associação, a paralisação está ligada à queda na arrecadação, diminuição dos repasses constitucionais e aumento de despesas. O foco seria aprovar a PEC 25/2022, proposta pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que estabelece adicional de 1,5% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Sistema MPA entrou em contato com a prefeitura de Divinópolis e o órgão não respondeu até o momento.

Em Cajuru, o prefeito Edson Vilela (PSB) falou sobre a paralisação nas redes sociais. Segundo o chefe do executivo, esse projeto estabelece uma nova relação entre o governo federal e o estadual com todos os municípios. Edson ainda destacou a importância do repasse dos discursos, pois, segundo ele, “Nós temos várias demandas que precisam ser resolvidas e não temos mais recursos da União. Tivemos uma queda expressiva no repasse deste ano e isso tem afetado os cofres públicos.” afirmou.

O prefeito de Nova Serrana, Euzébio Lago (MDB), também aderiu à paralisação. Para ele, o governo federal precisa dar uma resposta aos municípios. “Sem recurso, não tem como tocar a cidade. Nova Serrana, por exemplo, é o município que mais cresce em Minas Gerais. É importante destacar que os serviços essenciais funcionam normalmente.” Disse o chefe do executivo.