fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Carmo do Cajuru
  • Prefeito Edson Vilela defende divisão tripartite do custeio do Hospital Regional

Prefeito Edson Vilela defende divisão tripartite do custeio do Hospital Regional

Carmo do Cajuru realiza inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto dia 1° de outubro
Carmo do Cajuru realiza inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto dia 1° de outubro

Prefeito Edson Vilela defende divisão tripartite do custeio do Hospital Regional

O prefeito municipal de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (CISVI), proferiu palestra no “Encontro com Gestores Municipais do Centro-Oeste Mineiro”, realizado pela Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (AMVI) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg)/Regional Divinópolis, na manhã desta sexta-feira (02/07/2021).

 Cidade Inteligente

Entre os temas abordados, Vilela reafirmou as dificuldades impostas à área da Saúde, causadas pela dívida do estado para com os municípios, em fase de negociação. Em sua apresentação, discorreu sobre seu projeto de Cidade Inteligente para Carmo do Cajuru, enfatizando os aspectos que qualificam a proposta “como um ‘case’ de sucesso”, em nivel nacional.

— Não se trata apenas de uma parceria público-privada inédita no País, por envolver várias concessões em um só plano estratégico, mas, sim, de estarmos mantendo em pé essa parceia com a iniciativa privada, o que nos permite cuidar de forma mais intensa das demandas da Saúde, da Educação, da Promoção Social e de outras áreas ligadas ao desenvolvimento do município — comenta Vilela.

 

Hospital Regional

Na oportunidade, o prefeito de Carmo do Cajuru tocou também no assunto mais polêmico da região, que é o estado em que se encontra o Hospital Regional do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, que aguarda liberação de recursos do governo estadual, após aprovação na Assembleia Legislativa.

— Concluídas as obras do Hospital Regional, devemos estar prontos para superar os desafios do custeio das atividades, que virão logo em seguida. Venho defendendo que essa responsabilidade deve ser tripartida entre os governos federal e estadual e os municípios, que se beneficiarão no atendimento de suas demandas — alertou o prefeito Edson Vilela.

 Rodovia MG 050

Em sua palestra, Vilela ressaltou também a importância do eixo rodoviário da Rodovia MG 050 e suas benfeitorias para as cidades da região e seu desenvolvimento, oferecendo oportunidades aos investidores, geração de emprego e renda e melhorias no padrão de vida da nossa população.

O evento também contou com a presença de Julvan Lacerda, presidente da Associação dos Municípios Mineiros (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis (Têko), presidente da AMVI e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais; e Eduardo Soares, presidente da Fiemg Regional, dentre outros.

Temas prioritários da pauta municipalista estiveram em foco: “Dívida da Saúde com os municípios da região”, “Conclusão do Hospital Regional de Divinópolis”, “Projeto Destrava 853 do TJMG – Obras paralisadas nos municípios da região” e “Ação para o desenvolvimento econômico regional”.