Polícia Civil identifica novos suspeitos de envolvimento em explosão de bancos - Portal MPA

Publicidade

Polícia Civil identifica novos suspeitos de envolvimento em explosão de bancos

Postado em 11/11/2021 7:29

PCMG identifica novos suspeitos de envolvimento em explosão de bancos

Foto PCMG/PCMG identifica novos suspeitos de envolvimento em explosão de bancos

A Polícia Civil de Minas Gerais apresentou ao Ministério Público Federal (MPF) um relatório com a identificação de mais 4 suspeitos de integrar uma organização criminosa que atuava no arrombamento de agências bancárias e postais, mediante explosão, em Medina e Comercinho, no Vale do Jequitinhonha, e outros municípios do Norte e do Nordeste mineiro. Segundo apurado, o grupo teria sido responsável por mais de uma dezena de ataques na região, entre dezembro de 2015 e março de 2017.

Parte da organização criminosa, originária do Sudoeste da Bahia, havia sido identificada e monitorada pela PC durante meses de investigação, resultando na operação Norte Seguro, deflagrada em setembro de 2017, por meio da Delegacia de Polícia Civil em Medina e do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), com sede em Belo Horizonte. Restava chegar a outros quatro suspeitos, que foram qualificados pela equipe da Polícia Civil em Medina.

De acordo com o delegado Thiago Carvalho, o procedimento acerca da identificação foi concluído na última sexta-feira (5/11) e encaminhado ao MPF, titular da ação penal, com mais elementos de prova, para que haja a responsabilização dos investigados. “Entre os novos identificados, um é apontado como um dos maiores ladrões de bancos na Bahia, e outro responde por extorsão mediante sequestro (“sapatinho”) e já foi preso por homicídio naquele estado”, detalha.

Prisões

Ao todo, 16 pessoas foram investigadas pela Polícia Civil mineira, sendo 12 integrantes do grupo criminoso e mais quatro envolvidos. Entre os membros da organização, cinco foram presos – três na operação Norte Seguro, em cumprimento a mandados expedidos pelo Juízo da Comarca de Medina, após representação da PC e manifestação favorável do Ministério Público; e dois por forças de segurança de outros estados, esses últimos, inclusive, estão entre os quatro identificados recentemente.

Outros seis suspeitos morreram em confrontos com forças policiais baianas, entre 2017 e 2021, em decorrência da prática de crimes dessa natureza em cidades como Boa Nova, Sobradinho e Correntina, todas na Bahia. Entre eles, um homem foi apontado nas investigações da Polícia Civil como o principal líder da organização criminosa e possuía mandado de prisão preventiva representado pela PC, além de dois suspeitos de também ocuparem posição de liderança no grupo e um dos recém-identificados. Os quatro demais envolvidos foram presos na Norte Seguro, realizada nos estados da Bahia e São Paulo. Até o momento, apenas um dos suspeitos, dos últimos qualificados pela PC, ainda não foi detido.

Atuação do grupo

Os crimes ocorriam na madrugada, com número expressivo de participantes e utilização de armas de grosso calibre, em cidades pequenas. “Os criminosos efetuavam inúmeros disparos para amedrontar a população e demonstrar seu potencial lesivo, inclusive contra as frações das forças de segurança locais, bem como civis e qualquer veículo que se aproximasse durante a ação, a fim de frustrar tentativas de repressão imediata”, descreve o delegado Thiago Carvalho.

As investigações demonstraram que a atuação da organização criminosa em Minas Gerais começou em dezembro de 2015, quando houve o arrombamento, por meio de explosivos, do cofre central de uma agência bancária em Comercinho, e se estendeu até março de 2017, com a explosão de caixas eletrônicos de outras três agências bancárias em Medina. No total, foram apurados, no período, 16 ataques em 14 municípios dessa região.

 

Com informações Polícia Civil de Minas

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
antes do ifdentro do if

2 comments

  1. gloves disse:

    Some truly choice articles on this web site, saved to my bookmarks.

  2. Your place is valueble for me. Thanks!…

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
%d blogueiros gostam disto: