fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Polícia Civil de MG, inicia coleta de DNA de condenados para banco de dados

Polícia Civil de MG, inicia coleta de DNA de condenados para banco de dados

Polícia Civil inicia coleta de DNA de condenados para banco de dados

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Pouso Alegre, iniciou o processo para a coleta de material genético de condenados visando a formação de um banco de dados para auxílio em investigações criminais. O primeiro passo foi o treinamento de pessoal, nesta quarta-feira (6/1), conduzido pelas peritas do Posto de Perícia Integrada (PPI), em Pouso Alegre, Carina de Oliveira Dumont Horta, Angélica Silva Pereira e Érica Molfetti Martins.

Participaram do curso servidores da área de saúde e agentes penitenciários do Presídio de Pouso Alegre. Na ocasião, as peritas orientaram a forma correta de coletar a amostra de DNA, realizada por meio da cavidade oral. Ao todo, 120 condenados por crimes contra a pessoa foram selecionados para essa primeira fase do projeto.

Banco de dados

A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos foi instituída pelo Decreto 7950/ 2013. O objetivo é criar um banco de dados de DNA para que seja feita a comparação dessas informações com vestígios genéticos encontrados em cenas de crime, visando a identificação do suspeito. Assim, as investigações passam a contar com uma prova material que contribui para a efetividade da apuração e prisão do autor do delito.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), solicitada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um a cada quatro condenados reincide no crime. Com os elementos genéticos cadastrados em um banco de dados, fica mais fácil realizar a identificação e detenção do infrator, evitando novas vítimas de crimes.

O objetivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública é atingir 50% dos detentos em todo o país. Além disso, desde já, os dados coletados e os cruzamentos com materiais colhidos já irão auxiliar nas investigações em andamento. Em Pouso Alegre, as coletas no presídio devem iniciar na próxima semana, ainda sem dia definido.