fbpx
Pular para o conteúdo

Começa em Pará de Minas o Mundial de Badminton para Surdos

1º lugar: Zeno Baldegger 2º lugar: Yuki Morimoto  3º lugar: Edmundo Teo e Soumyadeep Chakraborty
Foto: Lidiana Matos

Teve início em Pará de Minas e segue até o próximo dia 25 o 6º Campeonato Mundial de Badminton para Surdos. O torneio internacional, inédito no Brasil, está sendo realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), com o apoio da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo. Cerca de 300 atletas, de 21 países, participarão da competição.

A movimentação de atletas e comissões técnicas estrangeiras na cidade começou ainda no dia 10, quando o Mundial Juvenil da modalidade terá início. Ontem, teve a abertura do Mundial Adulto. Para o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, é um grande momento para o esporte pará-minense. “O mundial já se inicia na próxima segunda-feira (10), com a apresentação dos atletas do juvenil. É o primeiro evento internacional que sediamos, e vem para fomentar ainda mais o nosso esporte, o turismo, a cultura e, principalmente, a economia da cidade,” afirmou.

Considerando o impacto do Mundial na economia local com o aquecimento da cadeia produtiva do turismo, a Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) estão se preparando para orientar seus associados em relação ao atendimento aos atletas e a possíveis transações comerciais com diferentes moedas. “A Ascipam se sente muito feliz com este evento internacional, que terá a duração de 15 dias. Nosso objetivo é fazer com que o nosso comércio seja fomentado por estes 300 atletas desses 21 países, trazendo mais recursos para a economia do Município” ressaltou o presidente da Ascipam, Evandro Silva. 

Segundo a Coordenadora Executiva da CDL, Amanda Faria, a entidade orientará os associados quanto à forma de receber estes turistas estrangeiros. “Teremos na sede da CDL o atendimento de um consultor especializado. As pessoas podem entrar em contato para se prepararem e não perderem esta oportunidade, porque são mais de 300 pessoas que vêm para a nossa cidade e movimentarão o comércio local”, disse. 

A presidente da CBDS, Diana Kyosen, agradeceu a todas as delegações que participaram do evento. “Somos gratos pela confiança de todos os países que vieram a Pará de Minas para participar do evento. Parabéns a todos os atletas”, declarou.

Ela também agradeceu ao ICSD pela parceria com a CBDS na realização de eventos internacionais no Brasil, e destacou a importância dos apoios da Prefeitura de Pará de Minas; da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd); da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS); da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM); e dos patrocinadores: Sicredi, Zinzane, Pará Cópias, HNT, Dainavox e Physio Clínica de Fisioterapia.

Os jogos acontecerão no ginásio poliesportivo do Centro de Alto Rendimento do Pará, no Clube Praça de Esportes.

Países participantes:

Alemanha
Áustria
Brasil
Canadá
Cazaquistão
Chipre
Coreia do Sul
Dinamarca
Eslováquia
Espanha
Estados Unidos
França
Índia
Japão
Lituânia
Malásia
Suíça
Tailândia
Taiwan
Turquia
Ucrânia