fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Belo Horizonte
  • Orquestra Jovem das Gerais apresenta cantata de Natal neste domingo (11) no Palácio da Liberdade

Orquestra Jovem das Gerais apresenta cantata de Natal neste domingo (11) no Palácio da Liberdade

Image
Orquestra Jovem das Gerais apresenta cantata de Natal neste domingo (11) no Palácio da Liberdade

Orquestra Jovem das Gerais apresenta cantata de Natal neste domingo (11) no Palácio da Liberdade

A Orquestra Jovem das Gerais (OJG) vai apresentar no domingo (11/12), às 18h, a Cantata de Natal, nas históricas janelas e sacadas do Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo de Minas, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O espetáculo é gratuito e promete comover o público com um repertório natalino para celebrar o período.

O evento, patrocinado pela Copasa, integra a programação do Natal da Mineiridade, lançado neste mês pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Até 6/1/2023, os visitantes poderão se encantar com as luzes de Natal na Praça da Liberdade e nos equipamentos do Circuito Liberdade. 

Fundada em 1997, com a proposta inicial de integrar e atender crianças e adolescentes da região de Contagem, na Grande BH, por meio do ensino e da prática musical, a Orquestra Jovem das Gerais beneficia estudantes da rede pública de educação. Com 25 anos de existência, a orquestra tem uma gama de apresentações no Brasil e nos festivais internacionais, como na Alemanha, República Checa, Suécia, Áustria, França, Itália, Dinamarca, Estados Unidos, Argentina, dentre outros.

Durante este tempo, o projeto já incentivou cerca de 2,2 mil alunos, que atualmente fazem parte dos músicos profissionais de outras instituições e inúmeros que estão cursando música nas Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Australian Guild Of Music Education, Haute École de Musique de Genève – HEM, Mannes College The New School for Music, nos Estados Unidos.

O projeto atende cerca de 250 crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com oficinas de variados instrumentos de cordas e sopros e aulas teóricas de música. A partir da educação musical, a orquestra tem como meta transformar a vida das crianças e jovens para que se tornem cidadãos com novo olhar sobre a sociedade.

A Copasa como patrocinadora do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, proposto pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes, desde 2021, tem como objetivo investir na manutenção e na preservação do patrimônio cultural do estado, contribuindo para o fortalecimento do setor cultural e para a promoção do patrimônio enquanto mecanismo de afirmação da identidade de um povo. Além disso, o investimento é o caminho de fortalecimento da marca e de sua reputação, por meio do estreitamento das relações com diversos públicos, tais como clientes, investidores, acionistas e outros.

Natal da Mineiridade

Lançado em 5/12, o Natal da Mineiridade conta com decoração temática na Praça da Liberdade, iluminação de espaços e prédios públicos, cantatas e presépios, entre outras atrações que refletem religiosidade, hospitalidade e o jeito mineiro de viver o Natal.

O Natal da Mineiridade representa um encontro para as várias culturas de Minas Gerais. Na Praça da Liberdade, cartão-postal de Belo Horizonte e início da Via Liberdade, maior rota turística do Brasil, um mapa mostra as tradições natalinas nas diferentes regiões do estado. O local está dividido por quadrantes e, em cada um deles, uma região de Minas é representada. O público poderá conhecer mais do espírito natalino de locais como Vale do Jequitinhonha, Sul de Minas, Zona da Mata, entre outros.

No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais como a exposição de presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha.

A proposta da Secult é a de que as múltiplas linguagens artísticas se reúnam na Praça da Liberdade para promover encontros em torno dos festejos natalinos. Com a iniciativa, o Circuito Liberdade se torna vitrine para as tradições mineiras, conectando o público, os turistas, a capital e as demais cidades do interior em torno do grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade.