Operação 'Raposa no Galinheiro' combate maus-tratos contra galos em Guanhães - Portal MPA

Publicidade

Operação ‘Raposa no Galinheiro’ combate maus-tratos contra galos em Guanhães

Postado em 31/03/2021 10:38

Operação ‘Raposa no Galinheiro’ combate maus-tratos contra galos em Guanhães foto divulgação Ministerio Público

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Guanhães, no Vale do Rio Doce, e a Polícia Ambiental realizaram nesta terça-feira, 30 de março, a operação “Raposa no Galinheiro”, com o objetivo de combater a prática de maus-tratos contra galos na cidade.

 

Advertisement

Segundo apurado, um fiscal de posturas do município de Guanhães criava, em péssimas condições de higiene, dezenas de galos, que eram usados em rinhas. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, foi constatada a prática de maus-tratos contra os animais. A equipe de trabalho encontrou 41 galos confinados em caixas de madeira sujas e sem ventilação. Alguns apresentavam lesões nos olhos, na crista e no corpo. Além disso, não havia, no momento da operação, água e comida para os animais.

 

Foram apreendidos produtos usados em rinhas de galo e munições de armas de fogo. O investigado foi preso em flagrante, tendo sido arbitrada fiança. Ele confessou que há galos avaliados em até R$3 mil.

 

Durante toda a manhã, fiscais da vigilância sanitária e de posturas do município de Guanhães permaneceram no local para desativar o galinheiro e o criadouro de galos e para retirar lixos, entulhos e gaiolas.

O Código de Posturas de Guanhães proíbe a criação de animais no perímetro urbano. O fiscal de posturas responderá pelo crime ambiental de maus-tratos (artigo 32 da Lei nº. 9605). A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente instaurará procedimento para apurar suposta prática de improbidade administrativa ambiental, em tese, praticada pelo fiscal de posturas em razão de ele descumprir a legislação que lhe cabia fiscalizar.

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Instagram: @mpmg.oficial?
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial?
30/03/2021

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade