fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Operação do MPMG combate o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Divinópolis e outras cidades do Centro-Oeste

Operação do MPMG combate o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Divinópolis e outras cidades do Centro-Oeste

Image

Aproximadamente 31 mandados de busca, apreensão e de prisão são cumpridos pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Divinópolis nesta terça-feira (15) para o combate de organização criminosa. A operação é denominada “Purple Haze”. Essa ação envolve cidades do Centro-Oeste de Minas, dentre elas, Divinópolis.

De acordo com o Ministério Público de Minas, a operação tem  como objetivo combater organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, delitos patrimoniais e outras infrações penais.

A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional de Divinópolis, com os apoios da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal. Na oportunidade, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de prisão temporária e 31 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Divinópolis, Itaúna, Carmo do Cajuru, Cláudio, Mateus Leme, Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves, Entre Rios de Minas e Esmeraldas. Foram determinadas, ainda, medidas de constrição patrimonial, como sequestro e arresto de imóveis, veículos e outros bens móveis, além de bloqueio de contas bancárias.

Durante as diligências, além do cumprimento dos mandados de prisão, foram apreendidas armas de fogo, drogas, veículos, aproximadamente R$ 280 mil, joias e objetos relacionados às práticas criminosas (aparelhos de telefone celular, tablets, computadores, recibos de transações financeiras e documentos diversos).

Investigações
Durante os sete meses de investigação foi identificada intensa articulação criminosa entre os envolvidos, com explícita divisão de tarefas, distribuição e venda de drogas em larga escala, utilização de laranjas e movimentação financeira de grande porte. O grupo era liderado por dois indivíduos, sendo que um deles exercia parte do comando de dentro do Complexo Penitenciário Nelson Hungria.

A Operação Purple Haze contou com a participação de três promotores de Justiça, oito agentes do Gaeco, 124 policiais militares, 20 policiais civis, 12 policiais penais, com um total de 41 viaturas e uma aeronave. A qualquer momento mais detalhes desta operação.

 

 

Com informações Ministério Público de Minas