Pular para o conteúdo
  • Home
  • Nova Serrana
  • Moradores relatam golpes com boletos falsos da Copasa na região; empresa dá orientações

Moradores relatam golpes com boletos falsos da Copasa na região; empresa dá orientações

Image
foto: redes sociais

Moradores da cidade de Nova Serrana relatam que uma nova fraude envolvendo pagamentos tem sido aplicada na região: golpistas, usando réplicas de boletos físicos da Copasa, têm deixado o falso documento nas caixas de correios de algumas residências para que o morador faça o pagamento indevido.

Áudios, acompanhados por uma foto, que circulam nas redes sociais, mostram uma moradora de Nova Serrana alertando sobre o golpe, dando detalhes de como a fraude é realizada. Segundo ela, diversas contas falsas se passando pela empresa foram entregues em uma rua da cidade e os usuários do serviço estavam pagando. Em seguida, conforme relata, os boletos verdadeiros chegavam e, quando já era tarde, as pessoas percebiam o golpe.

Como se iniciou esse golpe?

Diversas pessoas foram vítimas de golpistas no início do ano de 2025 em Belo Horizonte. Em reportagem veiculada pelo Portal R7, foi exposto que os criminosos alteraram os dados de pagamento das contas de água e luz, mas mantiveram os dados corretos do consumidor, o que dificultaria a identificação da fraude.

O nome do destinatário era similar ao da Copasa ou Cemig, e as contas falsas geralmente eram entregues aos usuários pelos correios das casas. O crime foi denunciado à Delegacia de Crimes Cibernéticos e ao Ministério Público da capital mineira, e a Polícia investiga o caso.

O que dizem as autoridades de Nova Serrana e região?

O Portal MPA entrou em contato com a Polícia Militar de Nova Serrana para confirmar a situação, que informou não ter sido acionada para esse tipo de fraude no ano de 2024 até a data de hoje. Além disso, a PM de Divinópolis também foi acionada para averiguar se alguma pessoa registrou boletim de ocorrência sobre o golpe no município.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que teve o nome possivelmente utilizado pelos criminosos, se manifestou por meio de nota sobre a situação. A empresa explicou que, desde setembro de 2024, mudou o layout das contas de água para otimizar as informações, e que alguns campos em cor laranja, presentes no novo modelo, são verídicos. A Copasa salientou que os usuários devem se atentar à razão social da empresa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e ao CNPJ correto (17.281.106/0001-03) na hora de realizar o pagamento. Confira abaixo a nota completa.

A Copasa informa que desde setembro de 2024, atualizou o layout das contas de água da Companhia. O objetivo foi otimizar as informações, tornando a fatura mais funcional e adaptada à nova identidade visual da empresa. A Companhia reforça que as mudanças realizadas na nova conta se limitam à estrutura e à disposição das informações, visando facilitar a leitura e a compreensão, sem alterar nenhum termo existente na conta atual. Os campos na cor laranja, existentes na nova conta, são verídicos.

Vale ressaltar que o cliente deve sempre conferir os dados da conta para o qual está sendo efetivado o pagamento. Os dados que devem ser exibidos no momento da confirmação devem ser: Razão Social: Companhia de Saneamento de Minas Gerais. CNPJ: 17.281.106/0001-03.

Em caso de dúvidas, os clientes podem procurar os canais de relacionamento da Copasa na Central de Atendimento 0800 0300 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br. As solicitações também podem ser registradas pela WebChat (acesso pelo site) ou pelo WhatsApp (31) 99770-7000, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h.

21Compartilhamentos
WhatsApp
Email
2 1 voto
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x