fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Minas Gerais prorroga campanha de vacinação até 20 de novembro

Minas Gerais prorroga campanha de vacinação até 20 de novembro

Image
Vacina injeção (foto Pixabay)

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, a Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Minas Gerais. O objetivo do estado é aumentar as coberturas vacinais e evitar doenças.

Segundo Joseanne Dias Gusmão, coordenadora de imunização da SES-MG, até o dia 26 de outubro apenas 35,35% das pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos tinham se vacinado na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

“Essa baixa procura pela vacina nos levou a decidir ampliar o período da campanha. Em relação ao sarampo, muita gente não sabe, mas mesmo que as pessoas, dentro desta faixa de idade, estejam com o cartão de vacina em dia, deverão ir até uma unidade de saúde para vacinar”, explica a coordenadora do Programa de Imunização da SES-MG.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite também foi prorrogada com o objetivo de obter altas e homogêneas coberturas vacinais para crianças de um ano a menores de 5 anos de idade. A cobertura vacinal contra a poliomielite no estado está em 54%, abaixo da meta de 95% preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“A vacinação é a única forma de proteger contra a poliomielite e evitar a reintrodução da doença em nosso estado”, comenta Josianne Gusmão.

A coordenadora lembra ainda que, a Campanha Nacional de Multivacinação continua no estado com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Nesta campanha são ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.  

“A multivacinação tem como objetivo a análise do esquema de vacinação das crianças e dos adolescentes para verificar se está completo. E, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, será realizada a administração, garantindo assim a proteção contra diversas doenças”, afirma Josianne.

Com informações Secretaria de Estado de Saúde