Publicidade

Minas Gerais é destaque no Grammy Latino 2020, veja fotos

Postado em 22/11/2020 11:31

Artistas mineiros trouxeram para o estado dois gramofones de ouro, na cerimônia de entrega do Grammy Latino 2020. O compositor e instrumentista Toninho Horta venceu na categoria melhor álbum de MPB, com o álbum “Belo Horizonte”.

Já na categoria “Melhor Canção em língua portuguesa”, o prêmio foi pra João Bosco, com a canção “Abricó-de-Macaco”, que faz parte do seu último álbum de mesmo nome.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, encontrou-se com Toninho Horta na sede da Empresa Mineira de Comunicação – Rede Minas e falou sobre a importância do prêmio para a música mineira. “Ao receber esse prêmio, Toninho Horta leva, mais uma vez, uma imagem potente de Minas Gerais para o exterior, fortalecendo a ideia e a referência da mineiridade.

Em decorrência da pandemia, a premiação do Grammy Latino 2020 ocorreu de forma remota. Na categoria Melhor Álbum de MPB, Toninho Horta concorreu com Caetano Veloso & Ivan Sacerdote, Elza Soares, Ney Matogrosso e Zeca Baleiro. Essa foi a terceira indicação de Toninho Horta ao Grammy Latino. 

Filarmônica de Minas Gerais

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais também concorreu ao Grammy Latino na categoria “Melhor álbum de música clássica” de 2020. O disco apresenta três obras do compositor brasileiro Almeida Prado, que morreu há dez anos. O prêmio acabou indo para Eternal Gratitude, de Paulina Leisring & Domingo Pagliuca e do produtor Samuel Pilafian.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais possui nove álbuns gravados, entre eles dois que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty, com obras dos compositores brasileiros Alberto Nepomuceno e Almeida Prado. O álbum de Almeida Prado, lançado neste ano, foi indicado ao Grammy Latino de melhor gravação de música erudita. A Sala Minas Gerais, sede da Orquestra, foi inaugurada em 2015, em Belo Horizonte, tornando-se referência pelo seu projeto arquitetônico e acústico e uma das principais salas de concertos da América Latina. A Filarmônica de Minas Gerais é uma das iniciativas culturais mais bem-sucedidas do país. Veja fotos:

.

Com informações Secult

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!