Minas confirma quatro casos de hepatite aguda grave em crianças - Portal MPA

Publicidade

Minas confirma quatro casos de hepatite aguda grave em crianças

Postado em 12/05/2022 7:25

Minas confirma quatro casos de hepatite aguda grave em crianças

Minas confirma quatro casos de hepatite aguda grave em crianças

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou na quarta-feira (11/5) que o estado tem quatro casos suspeitos de hepatite aguda infantil, que atinge principalmente crianças de até 2 anos. Em todo o país, há 28 registros sendo investigados por pesquisadores e especialistas. 

Segundo balanço da secretaria, há dois casos em Belo Horizonte e outros dois em Juiz de Fora. Até a terça-feira (10/5), apenas dois casos haviam sido contabilizados. As causas da doença ainda são desconhecidas. “Os casos estão em investigação e acompanhamento, e foram notificados ao Ministério da Saúde. Os principais sintomas relatados foram dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas”, afirma a SES-MG.

Além de Minas, a doença foi registrada no Espírito Santo (dois), Pernambuco (dois), Paraná (três), Rio de Janeiro (sete), Santa Catarina (dois) e São Paulo (oito). O governo de Minas também informou a cobertura vacinal do público infantil contra a hepatite. Desde o ano passado, 75,88% das crianças menores de 1 ano foram imunizadas contra a hepatite B. Outras 68,51% com idade inferior a 30 dias também receberam a dose. Já 76,42% das crianças (com faixa-etária não informada) se vacinaram contra a Hepatite A.  

Curta duração  

A hepatite é uma inflamação no fígado. No caso da aguda, a doença pode durar semanas ou até seis meses. Diferentemente da crônica, que, em muitos casos, o tempo é indeterminado.
 
Quando não tratada, a hepatite aguda grave pode se tornar uma doença crônica, levar à cirrose ou insuficiência hepática, e gerando a necessidade de um transplante de fígado, já que o corpo não consegue sobreviver sem o fígado. Na sua forma mais branda, a inflamação pode ser assintomática, ou seja, não apresentar sintoma algum, sendo detectável apenas por meio de exames clínicos.
 
https://www.sistemampa.com.br/noticias/regional/alerta-minas-nao-atinge-meta-de-vacinacao-contra-hepatite-e-estado-ja-tem-4-casos/