fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Lançado site Minas 300 anos com informações sobre a programação do tricentenário mineiro

Lançado site Minas 300 anos com informações sobre a programação do tricentenário mineiro

Image

Em celebração aos 300 anos da Capitania das Minas Gerais, o Governo de Minas apresenta o hotsite Minas 300 anos (www.minas300anos.mg.gov.br), que reúne uma diversidade de informações sobre a programação do tricentenário mineiro.

No ambiente virtual são disponibilizados: Agenda de Eventos, com atrações virtuais e presenciais; Galeria de Fotos e Vídeos; Notícias e Artigos; além de uma seção elencando atividades de instituições administradas, vinculadas e parceiras do governo que promoverão ações em diálogo com as celebrações da efeméride dos 300 anos. O site, que é colaborativo, está em construção e seu conteúdo será alimentado gradualmente, por organizações parceiras.

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, destaca que essa é apenas uma das ações de um projeto maior que envolve as celebrações dos 300 anos da Capitania de Minas Gerais. “Além de celebrar toda nossa história, que é riquíssima, esse projeto é um ponto de partida, uma base de lançamento para o futuro de Minas. Quando a gente celebra uma data dessa magnitude, a gente olha para o passado, mas olha muito mais para o futuro”, ressaltou o vice-governador.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, reforçou o conjunto de ações e eventos que irão celebrar os 300 anos de Minas. “Estamos realizando diversas parcerias para marcar essa data tão significativa. Ações de promoção, campanhas, o programa de retomada do Turismo para reposicionar Minas para o Brasil, a iluminação de Natal da Praça da Liberdade, todas essas atividades terão como tema e inspiração Minas 300 anos”, enfatizou o secretário.

Audiovisual – série especial de depoimentos

O site Minas 300 anos também vai trazer uma série especial de vídeos com depoimentos de autoridades, personalidades de diferentes estados e países, parabenizando Minas Gerais pela data, com curiosidades, fatos marcantes e a relação pessoal de cada um com o Estado. A série, produzida pela Rede Minas de Televisão, será exibida durante a programação da emissora.

 

História – 300 anos da Capitania de Minas Gerais

Em 2020, celebra-se o desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, decisão do Conselho Ultramarino e determinação do Alvará Régio de 02 de dezembro de 1720, de D. João V, Rei de Portugal, que marca o início da existência administrativa do Estado.

Comemorar os 300 anos de Minas Gerais é colocar no trilho da história a trajetória de uma população que sempre soube enfrentar os perigos dos sertões. Exaltar o passado é também reviver a importância do território mineiro – as minas e as gerais – e sua contribuição para o desenvolvimento do País, fortalecendo a posição de liderança deste estado, que tanto engrandece a nação brasileira. Seja na política, na economia, no meio ambiente ou na cultura, os feitos dos mineiros ao longo desses 300 anos serviram para garantir que Minas jamais saia da história.