A Polícia Militar de Itaúna, através dos Militares do Pelotão Tático Móvel, iniciaram nessa sexta-feira (18) a quarta fase da Operação Mil Graus, que visa combater condutas afrontosas e perigosas realizadas por alguns motociclistas em Itaúna e Itatiaiuçu.
Operações similares a essa, com apreensões de moto, vêm acontecendo na região, como é o caso da Operação Cavalo de Aço em Nova Serrana. Com a operação Mil Graus em Itaúna, que teve início no começo de 2024, mais de 100 apreensões de motocicletas já foram feitas pelos policiais.
A ideia da operação surgiu após o natal de 2023, quando diversos atos infracionais foram cometidos por motociclistas, como “dar grau” nas motos e dirigir perigosamente. Estreando a quarta fase nessa sexta (18), até o momento, em menos de um dia de atuação, 13 motos já foram apreendidas.
Os veículos foram localizados por meio de diversos mandados de busca e apreensão em residências e endereços comerciais de alvos conhecidos por integrarem grupos de praticantes de manobras perigosas e proibidas.
Tais manobras e condutas perigosas eram incentivadas pelos meliantes. Eles serão responsabilizados legalmente pelos atos infracionais. Além do cumprimento desses mandados, também foram realizadas algumas apreensões em via pública de veículos com irregularidades detectadas.
De acordo com a Polícia Militar de Itaúna, um balanço será feito no fim do ano para contemplar os dados e apreensões desta operação, que, de acordo com a instituição, terá quantas fases forem necessárias para extinguir as más práticas com as motocicletas.