fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Grande BH ainda pode ter chuva forte nesta quarta; confira situação de outras cidades de Minas

Grande BH ainda pode ter chuva forte nesta quarta; confira situação de outras cidades de Minas

Image

A Grande BH ainda pode ter chuva forte nesta quarta-feira, 29. A reportagem entrou em contato com as Prefeituras de Divinópolis e da região, para saber a situação de cada cidade em relação as intensas chuvas. Confira situação de Belo Horizonte, onde ocorreu forte chuva na noite de ontem, 28, e também a atual situação de cidades de Minas Gerais:

Grande BH ainda pode ter chuva forte nesta quarta, 29

A chuva voltou a cair forte e volumosa sobre a Grande Belo Horizonte na noite de terça-feira, 28 de janeiro, causando grandes transtornos. Ruas se transformaram em rios devido ao grande volume de água. Em apenas 1 hora choveu cerca de 60 milímetros em Nova Lima e o acumulado de 3 horas ficou em torno de 100 milímetros. Belo Horizonte também teve mais de 60 milímetros em 1 hora e quase 130 milímetros em 2 horas .

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que provocou a chuva extrema na semana passada sobre Minas Gerais e outros estados do Sudeste do Brasil já se desfez. Porém, os ventos sobre o Brasil ainda estão concentrando muito ar úmido sobre Minas Gerais e voltou a esquentar com o sol aparecendo novamente. Assim, áreas de nuvens carregadas cresceram em vários locais do estado e provocaram as fortes pancadas. A chuva não é mais generalizada, mas caiu forte em algumas áreas.

Divinópolis: Saiba a situação atual do Rio Itapecerica

Com as intensas chuvas na noite de terça-feira, 28, na Capital Mineira e demais lugares de Minas Gerais, a reportagem entrou em contato na manhã desta quarta-feira, 29, com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Divinópolis, para saber a atual situação do Rio Itapecerica.  A assessoria informou que a última observação da régua de elevação do Rio, apresentou 50 centímetros acima do seu leito normal, oscilando devido à correnteza; em até 54 centímetros. Esta análise foi feita na manhã desta quarta-feira, 29, às 7h. Dessa forma, as águas do Rio Itapecerica estão escorrendo normal e os córregos também estão voltando ao seu leito normal.

Pará de Minas: Prefeito decreta situação de emergência após chuvas 

Após análises da Defesa Civil e dos prejuízos causados ao Município, devido as fortes chuvas dos últimos dias, o prefeito Elias Diniz (PSD) decretou Situação de Emergência. Foram 230 milímetros de chuva que ocorreu em praticamente dois dias. A rede pluvial não suportou a água, causando transtornos, como por exemplo, um desastre na Vila Nossa Senhora Aparecida, onde uma casa veio ao chão, além da Rua Celso Charuri, onde o sistema de bueiro não comportou tanta água e o trânsito foi interrompido.

Em Itapecerica:

Em contato com a assessoria da Prefeitura, esta informou que com as chuvas da semana passada, houve alguns estragos tanto na área urbana, quanto na zona rural. Na quinta-feira, 23, e na sexta-feira, 24, foram os dias que mais choveram em Itapecerica, segundo a assessoria, sendo registrados em 48 horas 160 milímetros de chuva. A equipe da Prefeitura faz a limpeza de alguns locais.

Carmo da Mata:

De terça-feira, 28, para esta quarta, 29, houve apenas uma ocorrência de uma ponte localizada na estrada de acesso da comunidade da Forquilha para o Batatal; que foi consertada pela prefeitura e apresentou novo problema. 

Situação em Oliveira:
 

Em Oliveira, os problemas com as chuvas iniciaram-se na Sexta-Feira, 17/01/2020. Foi uma semana de chuva intensa e na última Sexta-Feira, 24/01/2020, uma forte chuva castigou ainda mais a cidade.

Muitos pontos de alagamento, casas invadidas pelas águas e deslizamentos de terra, e os pontos mais atingidos foram: Alameda Dr. Cícero de Castro, Rua Azuil Laranjo, Avenida Benjamim Guimarães, Avenida São Cristóvão, Rua Lafaiete Preto Vasconcelos, Bairro São Bernardo, dentre outros.

Não há desabrigados e ninguém se feriu. Somente prejuízos materiais.

Diversas equipes da Prefeitura fizeram um mutirão de limpeza e reparos de vias por toda a cidade.

O Município decretou situação de emergência.

Como medida de prevenção às enchentes, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente baixou o nível de água nas duas lagoas do Parque João Reis (Capão), um dos cartões postais da cidade.

Com essa ação, as lagoas conseguirão reter um pouco mais de água das chuvas contendo assim um pouco da vazão que desemboca no córrego da Avenida São Cristóvão, um dos locais mais afetados pelas enchentes.

Com a medida, serão retidos aproximadamente 400 mil a 600 mil litros de água da chuva.

Quando as lagoas estiverem totalmente cheias, será dada vazão normal do dia a dia para o seu curso.

No fim de semana, as chuvas deram uma trégua.

A semana começou ensolarada em Oliveira, mas, as chuvas voltaram a cair na cidade na noite desta Terça, 28/01/2020 e manhã de Quarta, 29/01/2020, deixando a população em alerta.

No dia 05/02/2020, a Prefeitura de Oliveira vai realizar venda de lotes e terrenos pra angariar recursos para obras de contenção de enchentes. Espera-se arrecadar pouco mais de 04 milhões de reais.

 

São Gonçalo do Pará: 

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento desta reportagem, o Poder Executivo não havia se pronunciado.

Previsão para quarta-feira para as regiões de Minas:

Para esta quarta-feira, 29, ainda há previsão de pancadas de chuva para todas as regiões de Minas Gerais. Toda a região da Grande Belo Horizonte, da Zona da Mata e do Triângulo/Alto Paranaíba, tem um dia abafado, com muitas nuvens e pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora. A chuva não é generalizada, mas ainda pode cair moderada a forte, inclusive sobre a região metropolitana de Belo Horizonte. No Vale do rio Doce, no Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva só devem ocorrer a partir desta tarde.

Sobre outros municípios:

A reportagem tenta contato com as Prefeituras de outros municípios. A qualquer momento mais detalhes.